CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: PROPOSTA DIDÁTICA PARA UMA NOVA ABORDAGEM DE METÁFORA EM SALA DE AULA A PARTIR DA FALA COTIDIANA
Metáfora; Comunicação; Fenômenos cotidianos; Construção de sentidos.
Compreende-se que, nas escolas, o ensino de língua materna muito se restringe a manuais didáticos e a definições tradicionalmente consagradas. Em relação à semântica, ensinar figuras de linguagem, por exemplo, delimita-se a reiteração de conceitos que, outrora, a retórica tradicional considerava como recursos expressivos de uso restritamente literário e totalmente desvinculados da fala cotidiana. Em oposição a este paradigma, a Linguística Cognitiva inaugura uma nova perspectiva de se enxergar a construção de significados, reforçando a ideia de que o sentido é fruto de fatores diversos, tais como culturais, temporais, interacionais entre outros, aliados ao fator linguístico. Uma vez que se entenda que as metáforas sejam recursos próprios da fala diária, a presente pesquisa intenta estudar por quais motivos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ainda sentem dificuldades para interpretar e entender os significados de textos de base conotativa. Nesse sentido, busca propor uma mediação pedagógica, embasada nos moldes da LC, a fim de estabelecer novas prioridades em relação ao ensino de língua, tornando a aprendizagem mais significativa e, de fato, funcional aos propósitos da comunicação.