PROFLET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MAGDA DO NASCIMENTO RODRIGUES

DISCENTE : MAGDA DO NASCIMENTO RODRIGUES
DATA : 08/10/2020
LOCAL: Sala 4 - PPG

CONSCIÊNCIA METASSINTÁTICA E APRIMORAMENTO DE PRODUÇÃO ESCRITA: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

oralidade; escrita; sintaxe; desenvolvimento metassintático

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar a construção sintática, no nível da sentença, na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, a fim de propor uma intervenção pedagógica. Baseando-nos nos trabalhos desenvolvidos por Castilho (2010), Gerhardt (2016), Bortoni- Ricardo e Gondim (2010), Kenedy (2016), foi feito um levantamento das marcas sintáticas de oralidade mais comuns nas produções escritas de alunos do sétimo ano. Após essa análise, foi elaborada uma categorização dessas marcas, a partir da qual foi possível constatar a ocorrência de apagamento de termos oracionais, reativação de itens lexicais, ordenamento sintático do tipo tópico-comentário, ocorrência de itens fáticos e não marcação da fronteira sintática. Com base nesse levantamento, procuramos debater possíveis práticas pedagógicas que visem ao desenvolvimento metassintático dos estudantes. Pesquisas apresentadas por Myhill, Jones e Wilson (2016) e Gerhardt (2016) nortearam a elaboração de uma proposta de intervenção com foco sobre o desenvolvimento metacognitivo a partir da interação entre professor e alunos em sala de aula. O relato de experiência traz o registro da evolução dessas atividades, em que se pode verificar a importância dos diálogos metacognitivos no processo de reconhecimento das diferenças de organização sintática entre oralidade e escrita, bem como no processo de reescrita dos textos.

Interna - 2303141 - ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
Interno - 1328759 - GILSON COSTA FREIRE