PROFLET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA LIMA SANTANA

DISCENTE : PATRICIA LIMA SANTANA
DATA : 07/12/2020
LOCAL: Plataforma RNP

A COMPREENSÃO LEITORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE E PROPOSTA METACOGNITIVISTA  PARA O ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS

Alfabetização, compreensão leitora, níveis de pensamento.

Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o ensino da prática leitora do educando como processo cognitivo na fase da alfabetização. São assumidos como objetivos específicos: (1) analisar como a compreensão leitora é abordada no currículo para leitura no ciclo de alfabetização do Município do Rio de Janeiro; (2) propor orientações pedagógicas para o ensino de compreensão leitora numa perspectiva metacognitivista. Sendo assim, esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, que busca compreender e interpretar documentos e processos relacionados à cognição leitora dos estudantes em fase de alfabetização. Na primeira etapa do trabalho, adotamos como metodologia a análise qualitativa dos documentos oficiais do Município do Rio de Janeiro, avaliando a presença, a distribuição e a progressão das habilidades prescritas que se relacionam ao desenvolvimento da compreensão leitora. Na segunda etapa, apresentamos a proposta de orientações pedagógicas, com o foco na mediação do professor, que impulsione o desenvolvimento de todos os níveis de pensamento no processo de leitura, a fim de alcançar a compreensão leitora de forma mais abrangente na fase de alfabetização.

Presidente - 2303141 - ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
Externa à Instituição - JULIANA BARROS NESPOLI
Interna - 1769267 - TANIA MIKAELA GARCIA ROBERTO
Notícia cadastrada em: 01/12/2020 15:37