PROFLET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MARCELINO DE LIMA BARCELLOS

DISCENTE : JULIANA MARCELINO DE LIMA BARCELLOS
DATA : 07/12/2020
LOCAL: Plataforma RNP

Da notícia on-line à crônica: a retextualização como estratégia para o ensino de produção textual no ensino fundamental

ensino; escrita; retextualização; notícia; crônica.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prioriza o ensino da Língua Portuguesa a partir de tipologias e gêneros textuais. No entanto, por ter sido implantada de modo efetivo recentemente, os professores ainda não desenvolvem plenamente as competências e habilidades previstas no documento. E é extremamente preocupante o fato de alunos iniciarem o 6º ano e darem continuidade ao Ensino Fundamental, chegando ao 9º ano, sem desenvolver habilidades em escrita previstas nesse documento e em outros documentos educacionais oficiais, como os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), que são bem anteriores à Base. Tal problema aponta para a necessidade de transformações na prática de ensino da Língua Portuguesa, que, tradicionalmente, abre pouco espaço para se trabalhar com questões relativas à sistematização do ensino de escrita e de reescrita. Todavia, é possível conduzir práticas pedagógicas diversificadas, em um ambiente inovador, tratando variados temas, de maneira criativa, e levando em conta o cotidiano dos alunos, seus conhecimentos prévios, seus interesses, bem como suas necessidades curriculares. O advento dos estudos em Linguística sobre o ensino da leitura e da escrita trouxe contribuições relevantes, do ponto de vista teórico. Estudiosos como Marcuschi (2006), Koch (2002), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros, apresentam teorias nas quais estão inseridas a ideia de textos como eventos sociais, em que os sujeitos são vistos como agentes protagonistas em suas produções e em análises textuais. A partir dessa perspectiva, os textos passam a constituir-se em atividades sociais e não mais em um instrumento para se verificar o conhecimento das normas gramaticais. Sob esse prisma, deve-se levar em conta a situação sociocomunicativa, histórica e cultural para o trabalho com textos. É no contexto dessas teorias e proposições sobre o ensino da leitura e da escrita que se situa o trabalho aqui apresentado, cujo principal objetivo é o de possibilitar a educandos de escolas estaduais uma maior inserção em práticas letradas, no qual o enfoque será a narração, que se faz presente em vários gêneros textuais como notícias, crônicas, contos, romances, relatos, filmes e até mesmo nas redes sociais. Para a execução da proposta, será apresentada uma sequência didática, a partir da abordagem metodológica elaborada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com atividades que incluem trabalhos de análise de leitura, de retextualização, a partir de postulações de Dell’Isola (2008), de notícias on-line para crônicas, as quais possibilitarão aos estudantes uma aproximação com o tema de seu interesse e um processo sistemático e planejado de aprendizagem em relação à produção textual e à leitura. Assim, espera-se contribuir para a integração socioeducativa destes alunos, favorecendo sua aprendizagem, o resgate da confiança em suas potencialidades, e ampliando suas possibilidades de participação cidadã.

Externa à Instituição - ANA CRISTINA DOS SANTOS MALFACINI - UERJ
Interna - 1735678 - ANGELA MARINA BRAVIN DOS SANTOS