PROFLET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FILIPO DA SILVA TARDIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FILIPO DA SILVA TARDIM
DATA : 17/12/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma RNP
TÍTULO:

“NUNCA VI CARTÃO POSTAL QUE SE DESTAQUE UMA FAVELA” : AUTORIA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PERIFÉRICA


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Autoria. Produção textual. Propaganda.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O presente trabalho se baseia nos estudos de análise do discurso a partir da perspectiva discursiva pecheutiana, tendo como objeto de estudo a produção dos alunos das séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos do Ciep Brizolão Municipalizado 407 Neusa Goulart Brizola, localizado em Parada Angélica, terceiro distrito de Duque de Caxias/RJ. O entorno do Ciep 407 é marcado pela violência local, sobretudo pela mídia quando noticia operações policiais. Para os alunos, então, o bairro se resume a essa realidade, de modo que, diante de uma atividade proposta no livro didático que enfatizava as belezas das praias cearenses, foi pedido a eles que produzissem um texto nos mesmos moldes, com foco em seu próprio bairro, o que se demonstrou um desafio. Para vencer, então, essa barreira do território estigmatizado e fazer com que os alunos “transformem” seu bairro em um lugar turístico e atrativo, o professor pretende fazer uso da interdisciplinaridade, resgatando a história da ocupação do entorno, propondo uma sequência de atividades que leve os alunos a refletirem por que alguns lugares ou certas paisagem são retratados e elogiados, e seu bairro e seu entorno, não, exercendo assim a função de sujeito-autor ao elaborarem suas propagandas e aprimorando sua capacidade argumentativa. Para tanto, o trabalho se baseia no suporte teórico da Análise do Discurso com as contribuições de Pêcheux (2006), Orlandi (2009) e Lagazzi-Rodrigues (2006), e na perspectiva sociológica de Althusser (1980). E ainda numa perspectiva da pedagogia histórico-crítica de Saviani (2008), com as contribuições de Freire (1996).


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDRÉA RODRIGUES - UERJ
Presidente - 1309144 - RIVIA SILVEIRA FONSECA
Interno - 1456413 - WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
Notícia cadastrada em: 17/12/2020 10:17
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1