Banca de DEFESA: CÁSSIO FERNANDES LINDOTE

DISCENTE : CÁSSIO FERNANDES LINDOTE
DATA : 27/09/2019
LOCAL: Pavilhão Pitágoras

A INFLUÊNCIA DO USO DAS TÉCNICAS DE DOBRADURA E DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL EM DUAS TURMAS DO 7°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Origami. Materiais Concretos. Ensino da Geometria. Geometria Espacial

O presente trabalho pauta-se na investigação das influências que o uso de materiais concretos e o origami causam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Fundamental II. Sendo estruturado a partir das dificuldades dos mesmos frente às avaliações internas e externas do processo de ensino e do abandono ao longo dos anos presente no Ensino da Geometria no cenário educacional brasileiro. Os objetivos pautam-se de acordo com os documentos oficiais de orientação curricular e o trabalho apropria-se de recursos concretos, manipuláveis e táteis para verificar a presença ou ausência de avanços em relação aos conteúdos de Geometria Espacial tratados com as turmas. A pesquisa foi realizada com duas turmas de uma escola municipal da cidade de Rio Bonito – RJ totalizando 41 alunos (24 do 7°ano A e 17 do 7° ano B), onde estas turmas foram averiguadas por meio de atividades – seis atividades ao todo – designadas como pré-testes e pós-testes e ainda com os alunos divididos em grupo foram realizadas práticas como construção de um cubo e um tetraedro de origamis e a confecção de uma ficha descritiva sobre os materiais concretos apresentados. Os resultados designam o como despor de recursos didáticos em sala de aula é benéfico para fundamentação dos conteúdos aos alunos.

Presidente - 6387358 - EULINA COUTINHO SILVA DO NASCIMENTO
Interno - 1770198 - LUCIANO VIANNA FELIX
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO MATHIAS MOTTA - UFF
Notícia cadastrada em: 24/09/2019 12:19