Banca de DEFESA: RAMIRO MARINS

DISCENTE : RAMIRO MARINS
DATA : 28/09/2020
LOCAL: Plataforma digital( RNP/meet/zoom)

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA CONSOLIDAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO CONHECER

Habilidades matemáticas, avaliação Conhecer, atividades lúdicas.

Este trabalho abordou habilidades matemáticas identificadas, no âmbito da avaliação Conhecer, como insuficientes ou pouco desenvolvidas em alunos concluintes do Ensino Médio em doze turmas de uma escola da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. O objetivo geral foi propor uma intervenção pontual nessas habilidades identificadas, utilizando para isso atividades lúdicas e atividades que envolvam situações-problema integrando tais habilidades com os atuais conteúdos previstos no currículo para a série em questão. A metodologia utilizada buscou explorar uma investigação acerca da importância das habilidades matemáticas para os alunos concluintes da educação básica, assim como a importância da avaliação como um dos instrumentos de intervenção disponível na educação. Essa pesquisa teve como justificativa as possíveis dificuldades apresentadas em se integrar determinados conteúdos da matemática previstos em momentos distintos da educação básica, o que pode desestimular a ação do docente na intervenção para recuperação de habilidades tidas como essenciais para o prosseguimento da vida acadêmica e/ou profissional após a conclusão do ensino médio, como ficou evidenciado na pesquisa realizada com docentes que é tratada no capítulo 2 deste trabalho. Com isso, esse trabalho buscou responder a seguinte questão: é possível desenvolver habilidades previstas para serem trabalhadas em séries anteriores, de forma a não comprometer o programa previsto para a atual fase de desenvolvimento? Para o desenvolvimento dos argumentos que compõem este trabalho foram utilizados como referencial teórico autores como Hoffmann, Perrenoud, Luckesi, Pires, entre outros, e também os documentos legais previstos na legislação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Refletir sobre a importância das habilidades matemáticas para a vida em sociedade, assim como os instrumentos disponíveis para a identificação de possíveis falhas na aquisição dessas habilidades, permite que os envolvidos na trajetória da educação enxerguem a necessidade da avaliação continuada, reavaliação e recuperação do aprendizado. Através do desenvolvimento deste estudo, e com as atividades de intervenção propostas no final deste trabalho, foi possível observar a possibilidade de integração de diversos conteúdos da matemática na educação básica, buscando o resgate de habilidades pouco desenvolvidas sem o prejuízo de desenvolvimento das novas habilidades previstas.

Presidente - 1529131 - ORLANDO DOS SANTOS PEREIRA
Interno - 1633341 - MONTAUBAN MOREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR