Banca de DEFESA: LEONARDO BUENO GOMES

DATA : 30/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/qdm-akee-opm

Contribuições do PROFMAT para o Ensino de Matemática na Educação
de Jovens e Adultos: uma análise das dissertações produzidas na década
de 2010.

Educação Matemática, EJA, PROFMAT.

Esta dissertação apresenta o Estado da Arte das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) relacionadas à Educação Matemática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROFMAT visa atender principalmente professores da Educação Básica com o intuito de oferecer formação profissional complementar em matemática com ênfase no domínio aprofundado do conteúdo relacionado à matemática escolar. A pesquisa tem por objetivo examinar as práticas pedagógicas utilizadas nos trabalhos, os conteúdos curriculares desenvolvidos, os níveis de ensino, além de quantificar a distribuição nacional da produção de dissertações do programa relacionadas à EJA. Utiliza-se como fundamentação teórica alguns tópicos notáveis da EJA no Brasil, como o seu histórico de implementação, a legislação que regulamenta a EJA, os conteúdos e especifidades curriculares de matemática desta modalidade. Buscou-se também elencar alguns modelos de materiais didáticos e metodologias de ensino utilizados nas aulas de matemática, assim como descrever o formato e a concepção do PROFMAT. As informações investigadas foram apresentadas de maneira quantitativa por meio de tabelas e de forma qualitativa através do fichamento de algumas dissertações. Dentre os dados verificados nas dissertações, destacaram-se o quantitativo baixo de trabalhos relacionados à EJA quando comparados à totalidade de dissertações produzidas, assim como a preponderância de práticas pedagógicas baseadas no uso de materiais lúdicos e tecnologias digitais. Espera-se que esse trabalho desperte nos leitores a importância de uma metodologia diferenciada para o ensino da matemática na EJA, como também conscientizar os pesquisadores da área da Educação Matemática sobre a necessidade de se desenvolver mais pesquisas direcionadas aos estudantes dessa modalidade, que tem um papel fundamental para oferecer aos alunos, que tenham enfrentado dificuldades socio-econômicas que os impossibilitaram de estudar ao longo de sua infância ou adolescência, condições de obter com qualidade o nível de escolaridade básico previsto nas políticas públicas de educação nacional a todo indivíduo adulto.

Presidente - 1729177 - DOUGLAS MONSORES DE MELO SANTOS
Interno - 1770198 - LUCIANO VIANNA FELIX
Externa à Instituição - EDILAINE ERVILHA NOBILI - ITA
Notícia cadastrada em: 23/11/2020 11:20