Banca de DEFESA: GUILHERME NASCIMENTO DA CRUZ

DISCENTE : GUILHERME NASCIMENTO DA CRUZ
DATA : 10/12/2020
LOCAL: Plataforma Zoom

Estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública

Áreas de polígonos; perímetros de polígonos; geoplano; análise de erros; Ensino Fundamental.

Esta dissertação tratou sobre dificuldades na visualização, na interpretação e no cálculo de resolução de questões envolvendo perímetros e áreas de polígonos, por alunos de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Piraí. Esta pesquisa se justifica, uma vez que a Geometria e as Grandezas e Medidas fazem parte do dia a dia das pessoas, embora existam várias dificuldades no processo ensino-aprendizagem dessas unidades temáticas. Esse fato reforça a importância de se investir em alternativas para os alunos visualizarem e compreenderem melhor objetos geométricos, por exemplo, com o auxílio de materiais concretos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado. Os principais referenciais teóricos usados nesta dissertação foram os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular, além de alguns trabalhos que abordam o uso de materiais concretos ou manipuláveis no ensino de Geometria e de pesquisas que discutem a Metodologia de Análise de Erros no Ensino de Matemática e, consequentemente, no estudo de Geometria. Para a turma pesquisada, foi aplicado, inicialmente, um pré-teste, com questões sobre o cálculo de áreas e de perímetros de polígonos. Após essa etapa, várias atividades foram realizadas com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, onde foram trabalhados alguns conceitos geométricos, como por exemplo, o significado das unidades de medidas de perímetros e de áreas de figuras planas, a composição e a decomposição de polígonos. Após a aplicação dessas atividades, os alunos realizaram um pós-teste, com nível de dificuldade semelhante ao pré-teste, para que fossem feitas comparações de rendimento e uma análise reflexiva acerca dos resultados. Para auxiliar na leitura desses resultados, foi usada a Metodologia de Análise de Erros, com base em Cury, visando verificar as dificuldades dos alunos em relação às questões por eles resolvidas, tanto no pré-teste, como no pós-teste. Houve uma predominância de respostas parcialmente corretas ou incorretas. Dentre as questões parcialmente corretas, houve alguns erros aritméticos e outros de natureza interpretativa. Já nas questões incorretas, o erro conceitual foi o que mais ocorreu. Com base na análise de erros utilizada, foi possível entender a relevância de olhar para os erros cometidos pelos alunos, como uma ferramenta importante e necessária para refletir sobre a prática docente e oportunizar novas experiências de aprendizagem.

Presidente - 1693812 - ALINE MAURICIO BARBOSA
Interno - 1633341 - MONTAUBAN MOREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR
Externo à Instituição - ROGÉRIO LUIZ QUINTINO DE OLIVEIRA JUNIOR - UERJ
Notícia cadastrada em: 02/12/2020 12:43