Banca de DEFESA: VICTOR WAGNER DE SOUZA GONÇALVES

DISCENTE : VICTOR WAGNER DE SOUZA GONÇALVES
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Ambiente virtual

"CAMPEÃS EM MATEMÁTICA": uma análise do desempenho de escolas de diferentes sistemas de ensino da cidade do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de matemática

Educação. Avaliações Nacionais de Matemática. Desempenho. Rio de Janeiro.

Esse trabalho tem por objetivo geral investigar quais são os fatores que colaboram para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB). Pretende-se ainda coletar dados relativos às escolas mais bem colocadas nestas avaliações; conhecer o Plano de Carreira vinculado a cada sistema de ensino de modo a avaliar como o professor é valorizado no desempenho de suas funções; obter dados que deem indícios do impacto da renda familiar no rendimento acadêmico nestas instituições; avaliar a importância da estrutura física da escola para o ensino-aprendizagem dos estudantes; analisar a relação entre a estrutura escolar (condições de trabalho propiciadas aos professores, renda dos estudantes, condições físicas da instituição) e o desempenho nas avaliações nacionais (OBMEP, ENEM e IDEB) por meio da observação das estatísticas de instituições de diferentes sistemas de ensino existentes no município do Rio de Janeiro. A partir do cumprimento de tais objetivos, pretende-se responder a seguinte questão-problema: quais são os fatores que colaboram para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB)? Trata-se de um estudo comparativo, realizado a partir da coleta de dados relativos às características das escolas com melhor desempenho nas avaliações nacionais localizadas no Rio de Janeiro. Foi realizado o levantamento documental e bibliográfico sobre os diferentes sistemas de ensino, considerando suas características em relação ao Plano de Carreira estabelecido para os professores; e pesquisa de campo para coleta de dados sobre as condições socioeconômicas do corpo estudantil e infraestrutura dos prédios das instituições de ensino analisadas. O corpus da pesquisa abrange escolas que tenham até o 9º ano do Ensino Fundamental e/ou ofereçam o Ensino Médio, considerando realidades diferentes (escola da rede particular de ensino, da rede pública municipal e estadual, e do colégio militar do Rio de Janeiro). Em virtude da pesquisa supracitada, conseguiu-se atingir os objetivos propostos e averiguou-se os fatores externos e internos das instituições que contribuíram para um melhor rendimento de seus alunos nas avaliações que foram utilizadas como parâmetros.

Interna - 6387358 - EULINA COUTINHO SILVA DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - MARILIS BAHR KARAM VENCESLAU - CPII
Presidente - 2620902 - VINICIUS LEAL DO FORTE
Notícia cadastrada em: 12/12/2020 18:10