A QUEBRA DO SILÊNCIO: A sala de aula e as relações de gênero
Ensino de História. Gênero. História das Mulheres. Aprendizado Histórico
O projeto de pesquisa pretende investigar e analisar caminhos metodológicos para abordar as temáticas das relações de gênero nas aulas de História do Ensino Fundamental. Pretende-se discutir a bibliografia com foco na luta das mulheres e feminismos, serão abordados o feminismo negro, os movimentos feministas atuais e o conceito de gênero. Esse debate fundamentará a discussão de projetos que limitam a prática pedagógica com relação ao tratamento dessas questões além de problematizar os diversos fatores políticos, sociais e religiosos imbricados na construção desses projetos voltados para a educação. Por fim, o trabalho buscará construir uma proposta didática, pautada em oficinas, que auxiliará na prática pedagógica voltada para as questões de gênero. Em cada oficina constará uma fundamentação teórica que embasará o/a regente nessa jornada cercada de reações contrárias ao debate. A conclusão será o efeito dessa incursão de um novo olhar no Ensino de História, um olhar onde gênero possa ser um dos conceitos centrais na aprendizagem das relações humanas no tempo.