Banca de QUALIFICAÇÃO: SAULO VINÍCIUS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAULO VINÍCIUS DA SILVA
DATA : 10/07/2019
HORA: 13:30
LOCAL: CPDA - UFRRJ - sala de defesa
TÍTULO:

MÚSICA EM SALA DE AULA: UM CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA -     8º ano do ensino fundamental e 2º ano do Ensino Médio – Pós Abolição (c. 1888 c. 1930) 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de história, antirracismo e música


PÁGINAS: 22
RESUMO:

Este projeto tenta mostrar a viabilidade de uma pesquisa que busca entrelaçar ensino de história, música e combate ao racismo. É uma proposta de intervenção pedagógica antirracista, na qual o ensino de história conta com a possibilidade do uso de músicas de artistas negros expondo os dramas da população negra e denunciando inúmeras opressões, tanto físicas quanto simbólicas. A educação e a arte podem ser duas grandes agências que permitem as pessoas terem mais lucidez quanto a realidade que as cerca, introjetando dramas e denunciando opressões.

      O projeto estabelece uma trajetória de construção das desigualdades étnicas-raciais a partir do período do Pós-Abolição, utilizando autores que utilizam conceitos como racismo estrutural, racialismo e racialização. Posteriormente, na justificativa toma como base a lei 10639, que obriga o ensino de história da África e dos afro-brasileiros nas escolas brasileiras, expõe os pensamentos de autores que tratam do ensino de música em sala de aula e no Ensino de história, apresenta as fontes e faz a proposta do produto. O produto seria um manual voltado para os professores, sugerindo atividades em que o contexto de pós-Abolição seja analisado em conjunto com as músicas sugeridas, permitindo que os discentes da educação básica percebam as rupturas e permanências entre os períodos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2649875 - CARLOS EDUARDO COUTINHO DA COSTA
Externo à Instituição - IAMARA DA SILVA VIANA - PUC - RJ
Interno - 1809331 - REGINA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 03/07/2019 11:09
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1