Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRO DOS SANTOS ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRO DOS SANTOS ARAUJO
DATA : 02/12/2019
HORA: 13:00
LOCAL: INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR
TÍTULO:

Umbanda: patrimônio cultural imaterial da Cidade do Rio de Janeiro – ensino de História, formação de professores e combate ao racismo religioso.


PALAVRAS-CHAVES:

história, ensino de história, currículo, formação de professores, racismo, racismo religioso, educação antirracista, umbanda, candomblé.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Essa dissertação é o resultado da pesquisa realizada com o objetivo de responder duas perguntas: qual a origem de todo preconceito, discriminação, desrespeito, ódio e violência contra a Umbanda e as demais religiões de matrizes africanas? O que podemos fazer para contribuir para o fim de todo o preconceito, discriminação, ódio e violência contra a Umbanda e as demais religiões de matrizes africanas? A resposta obtida com relação à primeira pergunta é que, para muitos estudiosos e pesquisadores, todo esse preconceito, discriminação, intolerância e outras formas de violência contra as diversas religiões de matrizes africanas seriam resultado do acirramento do que vem sendo chamado de “racismo religioso”. Com relação à segunda pergunta nossa proposta e de ampla difusão de conhecimentos e informações sobre as religiões de matrizes africanas e a aplicação da educação para a diversidade e antirracista para crianças e adolescentes em todas as etapas da educação básica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1548864 - PATRICIA BASTOS DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 1306589 - RENATO NOGUEIRA DOS SANTOS JUNIOR
Externa à Instituição - WARLEY DA COSTA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 29/11/2019 11:41
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1