Banca de DEFESA: FÁBIO DA SILVA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FÁBIO DA SILVA GOMES
DATA : 28/08/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Salão Verde Instituto de Educação
TÍTULO:

LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COMO LUGAR DE MEMÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA DIVERSIDADE SEXUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: livro didático, memória, diversidade sexual, ensino de história, ensino fundamental.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

GOMES, Fábio da Silva.  Livro didático de História como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexual. Dissertação: Mestrado Profissional em Ensino de História. Área de concentração: Ensino de História.  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.

 

Esta pesquisa teve como tema as representações da diversidade sexual em coleções de livros didáticos de História, do 6º ao 9º anos. Para a construção deste trabalho, o recorte bibliográfico principal engloba os seguintes autores e suas ideias: Candau (2016),  Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) e Rossi (2010). Buscou-se compreender o processo de elaboração do livro didático de História voltado para os anos finais do ensino fundamental; apontar, nas coleções analisadas, os conteúdos que, de alguma forma, citaram a diversidade sexual; debater o processo de enquadramento da memória realizado nos livros didáticos analisados; e evidenciar as vivências da diversidade sexual de algumas sociedades em certos períodos da história ocidental. A metodologia foi desenvolvida a partir das funções essenciais do livro didático, atribuídas por Choppin. Percebeu-se que silenciamentos, disputas e enquadramentos de memória são constantes na produção de uma obra didática, especialmente em relação à diversidade sexual, mantendo-se na memória coletiva da sociedade ocidental o padrão heteronormativo como o único a ser seguido, marginalizando os comportamentos sexuais destoantes.  A pesquisa culminou na elaboração de um material didático de apoio docente que contribui para o ensino da diversidade sexual nas aulas de História, atendendo a uma especificidade do mestrado profissional, a qual se caracteriza pela criação de um produto a ser utilizado no ensino.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1792033 - MARIA ANGELICA DA GAMA CABRAL COUTINHO
Interno - 2649875 - CARLOS EDUARDO COUTINHO DA COSTA
Externo à Instituição - DENIZE DE AGUIAR XAVIER SEPULVEDA - UERJ
Externo à Instituição - WASHINGTON DENER DOS SANTOS CUNHA - UERJ
Notícia cadastrada em: 13/08/2018 00:17
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1