Banca de DEFESA: MOISÉS PIRES TEIXEIRA

DISCENTE : MOISÉS PIRES TEIXEIRA
DATA : 16/03/2020
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO PPHR

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O ENSINO DE HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Ensino de História. Formação continuada de professores. Inclusão Educacional.

A presente dissertação tem por objetivo analisar a elaboração de estratégias pedagógicas com professores da Educação Básica numa perspectiva inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na rede municipal de Educação de Paty do Alferes a partir de um Simpósio de Formação Continuada e da criação de um grupo de estudos local. Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação colaborativa por compreendermos que esta seria a melhor opção para um trabalho conjunto. O campo de pesquisa foi o curso de extensão “Inclusão educacional por eixos de interesse”, elaborado pelo grupo de estudos local da Escola Municipal Liddy Mignone e com alguns membros do grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar - ObEE, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com as Secretaria Municipal de Educação via Coordenação de Educação Especial de Paty do Alferes, RJ. O curso de Formação Continuada foi uma das ações organizadas no decorrer dessa pesquisa, além da criação do grupo de estudos local e a elaboração de propostas pedagógicas para aprendizes com TEA. Os primeiros resultados apresentaram a dificuldades encontradas nas formações de professores, principalmente relacionadas à formação continuada em Educação Especial de forma geral. Os dados mostraram que muitos professores trabalham na educação regular numa perpectiva inclusiva com o mínimo de conhecimentos específicos para esse fim. Com relação às propostas pedagógicas elaboradas pelos professores, os dados mostraram que a perspectiva histórico-espacial e do ensino por meio de imagens contribuiram para o ensino significativo de História não somente para os aprendizes com TEA, mas para todos. Por fim, consideramos com grande seriedade formações continuadas teórico-práticas que pautadas na realidade do cotidiano escolar, sendo este a força motriz para o estudo, a análise e a reflexão das práticas pedagógicas.

Presidente - 2310577 - MARILIA LOPES DE CAMPOS
Externa ao Programa - 1639282 - MARCIA DENISE PLETSCH
Externa à Instituição - ROSILDA NASCIMENTO BENACCHIO - UFF
Notícia cadastrada em: 04/03/2020 10:25