Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIMAR MACHADO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIMAR MACHADO DE SOUZA
DATA : 08/05/2020

Que História é essa, professora: reflexões sobre a História do Tempo Presente para alunos do Ensino Médio

História do tempo presente – Ensino de História – Ensino Médio – ENEM

Repensando sobre a minha própria prática docente ao longo de quase dez anos de magistério na Educação Básica, meu projeto tem como intuito refletir sobre o uso da história do tempo presente nas aulas do Ensino Médio, pensando no ensino de história como algo voltado para as questões do tempo presente.  Analisando as provas de Ciências Humanas do ENEM dos últimos 10 anos e propondo aulas em que esses temas são discutidos / debatidos, pude verificar que o tempo presente não tem recebido o destaque que precisa para trazer uma reflexão mais assertiva para os alunos desse segmento.

Ao defender uma educação que liberta, tento fazer um paralelo sobre a aula de história como o início de um processo que vai além do currículo, onde o aluno se torna crítico dos acontecimentos que os cerca, buscando explicações na História para a desigualdade social, o racismo, a homofobia, dentre outros assuntos que fazem parte do seu cotidiano.

Ao propor a construção de uma revista pedagógica voltada para o Ensino Médio e que traga temas que suscitam as reflexões mencionadas acima, tento estabelecer uma ponte entre os alunos e esses temas, tentando construir uma narrativa que faça sentido e atinja esses jovens, fazendo com que o debate evolua, mostrando a importância da História para a construção de uma cidadania de fato.

Externo à Instituição - DANIEL PINHA SILVA - UERJ
Presidente - 1734363 - REBECA GONTIJO TEIXEIRA