Banca de DEFESA: RICARDO DA LUZ JACOB

DISCENTE : RICARDO DA LUZ JACOB
DATA : 06/07/2020
LOCAL: videoconferência

"PROBLEMA COM ESCOLA, EU TENHO MIL": UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O RACISMO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ANGRA DOS REIS

Racismo; Racismo institucional; Escola pública; Educação antirracista

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o problema da renitência e evasão em escolas públicas na região da Grande Japuíba, cidade de Angra dos Reis, sob a lente do conceito de racismo institucional, procurando estabelecer relação entre raça/etnia e trajetórias escolares acidentadas; além de elaborar proposta de intervenção pedagógica que problematize a questão do racismo em nossa sociedade e promova, junto aos educandos, a identificação e desconstrução de alguns de seus principais mecanismos de reprodução ao longo de nossa história. Por meio da coleta de dados, acerca da trajetória escolar dos educandos de cinco escolas de Ensino Fundamental, localizadas no município de Angra dos Reis-RJ, ao longo de um período de nove anos (entre os anos de 2010 e 2018), utilizando como referência o recorte étnico-racial, buscaremos identificar evidências que apontem a um padrão de discriminação racial. A intervenção pedagógica, por sua vez, será elaborada sobre os eixos da invisibilização e da homogeneização de indivíduos negros em nossa cultura através do tempo, utilizando estratégias didáticas envolvendo jogos coletivos, pesquisas e construção de relatos autobiográficos, a fim de promover a reflexão e ação sobre o problema. Os dados levantados indicam uma tendência maior de trajetórias escolares acidentadas dentre os estudantes declarados pretos e pardos na ficha de matrícula, podendo ser interpretado como um indicador da ação do racismo institucional nas escolas estudadas.

Presidente - 1766614 - ALAIN PASCAL KALY
Interna - 1792033 - MARIA ANGELICA DA GAMA CABRAL COUTINHO
Interna - 1809331 - REGINA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Externa à Instituição - WARLEY DA COSTA - UFRJ