Banca de DEFESA: ALESSANDRO DOS SANTOS ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRO DOS SANTOS ARAUJO
DATA : 10/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Jitisi
TÍTULO:

Umbanda: patrimônio cultural imaterial da Cidade do Rio de Janeiro – ensino de História, formação de professores e combate ao racismo religioso.


PALAVRAS-CHAVES:

história, ensino de história, currículo, formação de professores, racismo, racismo religioso, educação antirracista, 


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Essa dissertação é o resultado de pesquisa bibliográfica e documental realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com o objetivo de responder duas perguntas: qual a origem de todo preconceito, discriminação, desrespeito, ódio e violência contra a Umbanda e as demais religiões de matrizes africanas? O que podemos fazer para contribuir para o fim de todo o preconceito, discriminação, ódio e violência contra a Umbanda e as demais religiões de matrizes africanas? A resposta obtida com relação à primeira pergunta é que, para muitos estudiosos e pesquisadores, todo esse preconceito, discriminação, intolerância e outras formas de violência contra as diversas religiões de matrizes africanas seriam resultado do acirramento do que vem sendo denominado por sacerdotes e adeptos das religiões de matrizes africanas como “racismo religioso”. Com relação à segunda pergunta, nossa proposta e de ampla difusão de conhecimentos e informações sobre as religiões de matrizes africanas e a aplicação da educação antirracista para crianças e adolescentes em todas as etapas da educação básica. Para tanto, oferecemos aos leitores “uma breve história do racismo no Brasil”, uma discussão sobre currículo de História e formação continuada de professores, bem como uma apresentação da história e das características da Umbanda, destacando o Calundu, o Candomblé e a Macumba, bem como aspectos do Kardecismo, no processo histórico-cultural de formação da religião. Divulgamos como dispositivo pedagógico em anexo uma proposta de curso de formação continuada sobre as religiões de matrizes africanas para professores que se dedicam ao ensino de História (licenciados em Pedagogia e licenciados em História) na Educação Básica. umbanda, candomblé.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548864 - PATRICIA BASTOS DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 1306589 - RENATO NOGUEIRA DOS SANTOS JUNIOR
Externa à Instituição - WARLEY DA COSTA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 08/09/2020 09:44
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1