Banca de DEFESA: JANINE BARBOSA PEREIRA RAMOS

DATA : 08/12/2020
LOCAL: Instituto de Educação

A QUEBRA DO SILÊNCIO: A sala de aula e as relações de gênero

Ensino de História. Ensino Fundamental 1. Relações de Gêneros. Legislação. Sala de aula. Aprendizagem histórica.

Este estudo tem como tema principal a discussão sobre gêneros em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi propor a articulação do Ensino de História ao debate de gênero, investigando e analisando caminhos metodológicos para abordar as temáticas de gêneros nas aulas de História das séries iniciais. Por meio de uma metodologia qualitativa, realizou-se um estudo bibliográfico com foco na luta das mulheres, feminismos e o conceito de gênero. Trouxe à discussão projetos que limitam a prática pedagógica no que tange essas discussões, problematizando os diversos fatores políticos, sociais e religiosos imbricados na construção desses projetos voltados para a Educação. As ideias de  Simone de Beauvoir ( 1949) , Joana Maria Pedro ( 2005),  Guacira Lopes Louro ( 2008),  Angela Davis ( 1981), Denize  Sepulveda entre outros/as autores deram a esse estudo valiosa contribuição, com o histórico e fundamentos dos conceitos centrais sobre o tema das relações de gêneros. O tratamento desses temas em sala de aula é de fundamental importância na construção de uma sociedade mais justa, o que significa igualitária e não violenta em diversos aspectos, em especial nas relações de gêneros. A escola é, portanto, ponto de partida para essas discussões e fomentar esse debate é desafio de educadores comprometidos/as com uma escola democrática. Dessa forma, propusemos a realização de aulas em formato de oficinas com uso de diferentes linguagens e suportes, fontes possíveis para a prática pedagógica, em História, voltada para as questões de gêneros.

Presidente - 1809331 - REGINA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Interna - 1792033 - MARIA ANGELICA DA GAMA CABRAL COUTINHO