Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO LUIZ DANIEL

DISCENTE : BRUNO LUIZ DANIEL
DATA : 09/12/2020
LOCAL: RNP UFRRJ

HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE E TEMAS SENSÍVEIS: COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA.

Ensino de História; Temas Sensíveis; Competências cognitivas e socioemocionais.

A abordagem das temáticas sensíveis do tempo presente em sala de aula é um desafio para os docentes da disciplina de História. Escolher metodologias que possibilitem o desenvolvimento de competências cognitivas de um objeto de conhecimento considerado sensível, exige do docente um trabalho intencional para que os alunos compreendam a importância da reflexão sobre a temática para a sua formação cidadã. O processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História oportuniza o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes para a formação integral do sujeito. A presente pesquisa apresenta uma estratégia pedagógica que possibilita a abordagem de temáticas sensíveis da história do tempo presente e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais durante o processo de escolarização. Por meio do estudo da trajetória do ensino de História no Brasil, os temas sensíveis se apresentam como essenciais no tempo presente para tornar a aprendizagem dos objetos de conhecimento mais significativos para alunos e professores. O estudo propõe uma reflexão sobre a importância do trabalho intencional do docente em sala de aula em relação a abordagem dos temas sensíveis como uma necessidade do tempo presente. Como estratégia metodológica para o trabalho docente, a roda de conversa sobre Literatura negra e o antirracismo é a situação de aprendizagem proposta para o desenvolvimento intencional de competências cognitivas e socioemocionais. Como produto final a pesquisa propõe uma organização de oficina pedagógica para orientação docente no desenvolvimento de competências socioemocionais através dos temas sensíveis nas aulas de História. Avançar com intencionalidade em temáticas consideradas sensíveis, exige formação docente e metodologias adequadas que transpassam estereótipos que ainda consideram os temas sensíveis como polêmicos e inadequados para a abordagem em sala de aula.

Presidente - 1253262 - GENY FERREIRA GUIMARAES
Interna - 1809331 - REGINA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Externa à Instituição - JAQUELINE GOMES DE JESUS - IFRJ
Notícia cadastrada em: 08/12/2020 09:53