Banca de DEFESA: TUANNY DANTAS LAMEIRÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TUANNY DANTAS LAMEIRÃO
DATA : 21/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: RNP
TÍTULO:

IMAGENS, ENSINO DE HISÓRIA E SURDEZ: como a história é vista nas imagens históricas pelos surdos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de história; Surdez; multiletramento; Letramento Histórico; Libras; Pedagogia Visual.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

Compreendendo que a história escolar é constituída de signos ideológicos próprios que se relacionam com questões da ciência como o tempo e o espaço, ou seja, apresenta um letramento especifico. O presente estudo tem como foco o uso de imagens no ensino de história para alunos surdos, buscando identificar a partir de entrevistas, como indivíduos surdos que passaram pelo processo de ensino na Educação Básica compreendem seu letramento histórico (AZEVEDO, 2011 2013, 2015a,2015b) e sua relação com as imagens pertinentes ao ensino de história, uma vez que, como afirma Campello (2007), é pela visualidade que o indivíduo surdo estabelece sua relação com o mundo. Sendo assim, compreende-se o espaço escolar, ambiente formal de ensino, como um lugar onde há ocorrência de multiletramentos (ROJO, 2009), dentre eles os letramentos foco dessa pesquisa, o já mencionado letramento histórico e letramento visual (LEBEDEFF, 2019/ STOKES, 2002). Em consonância com esses conceitos trazemos as contribuições de teóricos do campo dos estudos surdos - Lodi (2002, 2006, 2015), Lacerda (2006, 2013, 2014) e Campelo (2008) - e da historiografia, no que tange à relação e ao uso de imagens – Burke (1997, 2004) e Knaus (2006), o que demarca o lugar de fronteira desta pesquisa, que se situa no campo do Ensino de História, mas estabelece relações diretas com os Estudos Surdos. Utilizamos como instrumentos desta pesquisa ferramentas da Web 2.0, como sites e aplicativos de vídeo conferencia e formulários digitais, uma vez que a mesma se realizou em plena epidemia mundial de COVID-19. Para análise das entrevistas utilizamos como metodologia a história oral aplicada a sujeitos não oralizados, tendo como ponto de partida a valorização da libras enquanto língua. Sendo assim esta pesquisa como um todo é realizada numa perspectiva bilíngue.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548864 - PATRICIA BASTOS DE AZEVEDO
Externa ao Programa - 1639282 - MARCIA DENISE PLETSCH
Externa à Instituição - MARIA APARECIDA CABRAL - UERJ
Externa à Instituição - MARIANA CORRÊA PITANGA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 15/12/2020 17:56
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