Banca de DEFESA: SASHIA CRISTINA DOS SANTOS

DISCENTE : SASHIA CRISTINA DOS SANTOS
DATA : 21/02/2020
LOCAL: Sala de aula do Pavilhão Johanna Dobereiner - Embrapa Agrobiologia

DIFUSÃO DA PRÁTICA DE INOCULAÇÃO ALTERNATIVA PARA FEIJÃO-CAUPI À BASE DE PREPARADOS DE RAÍZES FINAS NODULADAS COM AGRICULTORES FAMILIARES DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

fixação biológica de nitrogênio; agricultura familiar; agricultura orgânica;

A crise causada pelo modelo de agricultura conhecido como convencional vem gerando uma série de questionamentos na sociedade sobre os efeitos deletérios ao meio ambiente. Nesse cenário tem aumentado a procura por tecnologias alternativas, que reduzam a degradação ambiental e aumente a qualidade de vida no meio rural e urbano, além de preservar a capacidade produtiva do solo a longo prazo. A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é um processo biológico no qual algumas plantas fixam nitrogênio do ar por meio de simbiose entre raízes e microrganismos do solo, e tem se tornado um grande aliado para diminuir a necessidade dos fertilizantes químicos. O feijão-caupi se mostrou eficiente no uso da FBN, porém o inoculante comercial apesar de ser bastante difundido no Brasil, tem distribuição restrita, o que limita a sua disponibilidade para os agricultores de base familiar. A inoculação alternativa, utilizando apenas recursos locais, obtida a partir de preparado de raízes finas noduladas tem se mostrado eficiente na produção de grãos de feijão-caupi, alcançando produtividade semelhante à dos inoculantes comerciais. O objetivo desse estudo foi identificar os principais desafios para difusão e adoção dessa tecnologia entre produtores de base familiar. Foram conduzidos dois dias de campos com agricultores orgânicos de três municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Os participantes são afiliados a Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, ABIO, que atua com o Sistema Participativo de Garantia (SPG) e confere uma certificação de conformidade em consonância com a agricultura orgânica. A ABIO promove um ambiente dinâmico focado na facilitação da assistência técnica de práticas agroecológicas. Uma entrevista estruturada foi aplicada em cada um dos dias de campo, visando inicialmente determinar o conhecimento prévio em temas relacionados ao uso de microrganismos na agricultura e, ao final do segundo dia, o conhecimento adquirido durante a atividade. Os fatores de maior relevância para a adoção da prática da inoculação alternativa é o nível de experiência com práticas agrícolas, que foi independente do grau de escolaridade e idade. O baixo custo da técnica também favorece à adoção da prática.

Presidente - 345.536.817-49 - NORMA GOUVÊA RUMJANEK - EMBRAPA
Externa à Instituição - LINDETE MIRIA VIEIRA MARTINS - UNEB