SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: O QUE ESTÁ EM JOGO EM METODOLOGIAS LÚDICAS PARA APRENDER SOBRE O SISTEMA NERVOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ensino-aprendizagem. Ciências Naturais. Sistema Nervoso. Ludicidade.
O presente trabalho tem por objetivo estudar e compreender a utilização do jogo como ferramenta de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais no Ensino Fundamental II. Pretende-se, portanto, não somente colocar em prática uma proposta lúdica para compreender conceitos e funções do sistema nervoso do corpo humano, mas também refletir sobre essa metodologia como caminho diferenciado para a aprendizagem significativa em Ciências Naturais. Além de desenvolver e aplicar o jogo em uma sala de aula do 8º ano do ano do Ensino Fundamental, esta pesquisa pretende analisar qualitativamente como o tema do sistema nervoso humano é desenvolvido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e refletir sobre uma metodologia de ensino lúdica para o ensino-aprendizagem deste mesmo tema, garantindo uma prática pedagógica mais inclusiva e democrática. Para alcançar os objetivos propostos, está sendo realizada uma pesquisa-ação com alunos e alunas do segundo segmento do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas avaliações para conhecer o que os alunos já sabem sobre o sistema nervoso para, depois, possibilitar a eles a experiência com um jogo, denominado Batalha Cerebral, criado especificamente para ensinar conceitos e desenvolver conhecimentos sobre o sistema nervoso e suas funções. Serão coletados dados a partir de testes, questionários e gravações durante a experiência dos alunos com o jogo mencionado. Os dados serão analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011) e acreditamos que irão apontar para utilização do jogo como metodologia facilitadora para o desenvolvimento do letramento científico de forma lúdica e prazerosa.