Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA DORNELLA TRESSA CALDAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA DORNELLA TRESSA CALDAS
DATA : 19/12/2019
LOCAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DO MUSEU DE SOLOS DO BRASIL (UFRRJ) PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE

espaço não formal, espaço não escolar, ensino de química, produção de saberes, ensino-aprendizagem, divulgação científica.

Os museus de ciências são espaços dedicados à divulgação e educação científica, e possuem uma forma própria de desenvolver sua dimensão educativa, se diferenciando das experiências formais de educação como aquelas desenvolvidas na escola, e das experiências informais, geralmente associadas ao âmbito da família (MARANDINO, 2008). Esses locais ganham cada vez mais relevância, no que se refere à Educação em Ciências, tratando de temas científicos em uma abordagem mais contextualizada e contribuindo com o processo de alfabetização científica. No entanto, por conta das particularidades apresentadas, pesquisas evidenciam que a Química é a área do conhecimento com menor representatividade nos museus de ciências (ALMEIDA, ROCHA, OLIVEIRA, 2015; PINTO, 2007). Considerando este cenário da química nos museus, identificamos no Museu de Solos do Brasil da UFRRJ um espaço com grande potencial de utilização para construção de conhecimento químico. O Museu de Solos do Brasil da UFRRJ foi fundado em 2012 a partir da iniciativa de docentes do Departamento de Solos (Instituto de Agronomia), apresenta em seu projeto possibilidades de desenvolver, de forma interdisciplinar, construções conceituais no campo da Química, uma vez que o solo é caracterizado por suas propriedades físicas e químicas. Tais abordagem compreendem conhecimentos que podem ir da Educação Básica ao Ensino Superior. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar as exposições do Museu de Solos do Brasil da UFRRJ, identificando os conceitos químicos contemplados através dos materiais apresentados (acervo). Tais conceitos serão problematizados a partir da mediação entre os professores da área de solos, responsáveis pelo projeto do museu, e os alunos do curso de graduação em Licenciatura em Química que cursam a disciplina Ensino de Química 1 e Ensino de Química 2 da UFRRJ. Com base em metodologia qualitativa pretende-se analisar nos discursos desenvolvidos durante e após a visita, as concepções dos estudantes da Licenciatura em Química, quanto a produção de saberes nesses espaços. Dessa investigação pretende-se elaborar um produto educacional caracterizado como “Unidade Temática” que aborde o conceito de Espaços Não Formais de Educação (ENFE) ou Espaços Não Escolares e a visita ao Museu de Solos do Brasil da UFRRJ, esse conteúdo integrará a ementa programática das disciplinas  Ensino de Química 1 e 2, objetivando assim proporcionar um melhor entendimento dos licenciandos em química das múltiplas possibilidades de construção  de conhecimento dos conceitos químicos para além dos espaços escolares.

Interna - 387744 - ANA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS
Externa à Instituição - ELIZABETE CRISTINA RIBEIRO SILVA JARDIM - SME
Externa à Instituição - LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA - SEE
Notícia cadastrada em: 18/12/2019 09:33