ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM O ESPECTRO AUTISTA: UM DESAFIO DIÁRIO
Residência Pedagógica; Educação Inclusiva; Educação Matemática; Autismo.
Este trabalho relata uma experiência de alunos do Programa de Residência Pedagógica em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, polo Seropédica, e de sua preceptora em uma escola regular de educação básica inclusiva. As atividades foram planejadas em encontros semanais e aplicadas a todos os alunos matriculados nas turmas sob regência da preceptora. Destaca-se nesse trabalho o material preparado e aplicado a um aluno X, do 8o ano de escolaridade, com transtorno do espectro autista (TEA). Há uma breve fundamentação teórica sobre inclusão e educação matemática inclusiva e sobre formação docente. Em seguida conceituou-se transtorno do espectro autista e alguns aspectos relevantes na formação docente inclusiva, respostas a serem observados no dia a dia de um aluno autista e estratégias metodológicas harmônicas a esse contexto. Finalmente foi descrito o trabalho desenvolvido por esse grupo de licenciados e sua professora preceptora, bem como os resultados observados durante esse curto intervalo de pesquisa.