ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA: UMA PROPOSTA DE SINERGIA ENTRE CIÊNCIA E ARTE PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Ciência e Arte; Ilustração Botânica; Educação.
Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta pedagógica utilizando a sinergia entre ciência e arte, através da ilustração botânica, para o desenvolvimento da educação artística e da educação científica, mais especificamente na área de botânica, e proporcionar uma aprendizagem afetiva e significativa. Para alcançar esse objetivo foi preciso realizar uma transposição didática dos conteúdos programáticos sobre ilustração científica e botânica para uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola particular localizada no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, visando a realização de uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de artes e ciências no Sítio Roberto Burle Marx. A etapa final desse trabalho será a produção de um livro pelos próprios alunos, que irá conter as ilustrações resultantes dessa atividade, assim como propostas pedagógicas para estimular e orientar professores a desenvolverem essa sinergia em sala de aula.