Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANO GOMES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANO GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 30/09/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Ambiente virtual RNP
TÍTULO:

Etnomatemática e Educação Quilombola na Ilha da Marambaia em Mangaratiba-RJ: Conexões entre o Artesanato Local e a Prática Escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Etnomatemática; Educação Quilombola; Identidade Cultural Local. 


PÁGINAS: 146
RESUMO:

O processo ensino-aprendizagem pode ser pensado em todas as suas especificidades. Nesse sentido, os conhecimentos populares e os acadêmicos, ensinados em sala de aula, podem dialogar entre si. Esta pesquisa buscará ressaltar e valorizar cada um desses saberes à sua maneira e não sendo visto em grau de superioridade entre eles.  Busca-se investigar e refletir sobre as possibilidades de articulação entre práticas da cultura local e o conhecimento matemático ensinado no pela escola, visando valorizar os conhecimentos produzidos pela comunidade, dando-lhes voz com sua história, lutas e sentimentos. O problema central desta pesquisa se constitui do seguinte modo: Como a Etnomatemática pode contribuir para a aprendizagem matemática escolar e ao resgate da cultura local na educação quilombola da Ilha da Marambaia? Os objetivos são: valorizar e empoderar os conhecimentos produzidos pelos moradores levando os saberes populares locais para a prática escolar sob a perspectiva da Etnomatemática defendida por Ubiratan D’Ambrosio (2019) com o intuito de decolonizar a hegemonia dos conhecimentos levados pelo currículo escolar. Nesse sentido, busca-se desenvolver uma pesquisa qualitativa exploratória de características etnográficas, ao longo do ano letivo e da atuação como professor regente da unidade contando com visitas a comunidade nos períodos de férias escolares, cujo contato direto com os alunos ocorrerá fora do ambiente escolar. Como resultados finais pretende-se uma prática pedagógica mais próxima da realidade dos estudantes, com uma aprendizagem significativa e a confecção de um produto final que será na forma de uma Sequência Didática que interligue os temas como o Artesanato, a matemática escolar, a cultura local, a Etnomatemática, a Aprendizagem Escolar e a realidade vivenciada pelos remanescentes quilombolas.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1849562 - MARCIO DE ALBUQUERQUE VIANNA
Interna - 3350978 - LANA CLAUDIA DE SOUZA FONSECA
Externa à Instituição - ROSILDA NASCIMENTO BENACCHIO - UFF
Notícia cadastrada em: 17/09/2020 08:42
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1