Banca de DEFESA: LAID JANE CONCEICAO NOVAES

DISCENTE : LAID JANE CONCEICAO NOVAES
DATA : 21/12/2020
LOCAL: Plataforma RNP

O jogo Batalha Cerebral como recurso pedagógico para ensinar sobre o sistema nervoso no ensino fundamental II

Ensino-aprendizagem. Ciências Naturais. Sistema Nervoso. Ludicidade.

O presente trabalho teve por objetivo analisar a utilização de um jogo como recurso pedagógico para ensinar sobre o sistema nervoso no ensino Fundamental II. O jogo, denominado Batalha Cerebral, foi vivenciado por alunos do 8º ano de uma escola pública de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. Durante a realização da atividade, as falas dos alunos foram audiogravadas e posteriormente transcritas e analisadas com base no paradigma indiciário de Ginzburg (1989). A pesquisa buscou refletir sobre a utilização do recurso lúdico – jogo – como proposta para um ensino-aprendizagem de Ciências com sentido e significado e que visasse à autonomia dos alunos. O estudo embasou-se em teóricos que discutem a ludicidade, como Kishimoto (2000), Huizinga (2007) e Luckesi (2014), e também em autores como Coll (1988) e Freire (1997), que trazem discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem que tenham sentido para quem aprende, mas também que sejam capazes de desenvolver uma postura autônoma e crítica nos estudantes. Além da pesquisa de campo, com alunos do Ensino Fundamental II, foi analisada a narrativa da professora-pesquisadora sobre as vivências com o jogo em sala de aula. Os dados foram analisados à luz do paradigma indiciário de Ginzburg (1989) e apontam para a potencialidade da utilização do jogo como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de conteúdos sobre o sistema nervoso de forma lúdica e motivadora.

Presidente - 2327924 - LUIZA ALVES DE OLIVEIRA
Interna - 1506378 - LIGIA CRISTINA FERREIRA MACHADO
Externa à Instituição - LUCIANA ANTUNES DE MATTOS - SEE
Notícia cadastrada em: 08/12/2020 16:10