Banca de QUALIFICAÇÃO: SUÉLE MÁXIMO FURTADO

DISCENTE : SUÉLE MÁXIMO FURTADO
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Plataforma RNP

Práticas docentes e alfabetização científica no contexto pandêmico: reflexões sobre narrativas de professoras alfabetizadoras de classes populares

Alfabetização de classes populares. Contexto pandêmico. Alfabetização científica. Narrativas de professores.

Esta pesquisa tem como tema narrativas de professoras alfabetizadoras de classes populares em tempos de pandemia, e como assunto as práticas docentes e a alfabetização científica no contexto pandêmico a partir das narrativas de professoras alfabetizadoras de classes populares. Aborda as dificuldades e possibilidades educacionais, especificamente nas práticas pedagógicas de alfabetização na língua materna e alfabetização científica no atual cenário pandêmico ocasionado pela disseminação do novo coronavírus. O trabalho tem como objetivo principal compreender como um determinado grupo de professoras alfabetizadoras de escolas públicas do município de Angra dos Reis atribuem sentidos às práticas pedagógicas da alfabetização na língua materna e da alfabetização científica no atual contexto pandêmico. A pesquisa reflete sobre as questões da alfabetização e das professoras alfabetizadoras em tempos de pandemia, da importância da alfabetização científica, especialmente, tendo como pano de fundo a pandemia e seus desdobramentos na sociedade. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. A metodologia utilizada consta de um levantamento teórico sobre as questões relacionadas ao tema e o diálogo deste com as concepções de um grupo de professoras alfabetizadoras de classes populares, retratadas através de suas narrativas. Como referencial teórico esse trabalho pretende uma interlocução com os estudos e pesquisas de Magda Soares, Emilia Ferreiro, Paulo Freire, Attico Chassot, Boaventura de Sousa Santos, Walter Benjamin, dentre outros. Essas escolhas devem-se ao fato dessas autoras e desses autores trabalharem com os assuntos: alfabetização de classes populares; práticas docentes; alfabetização científica; pedagogia na pandemia e narrativas.

Presidente - 2327924 - LUIZA ALVES DE OLIVEIRA
Interno - 1827605 - BENJAMIN CARVALHO TEIXEIRA PINTO
Externa ao Programa - 1106017 - ADRIANA ALVES FERNANDES COSTA
Notícia cadastrada em: 08/12/2020 17:47