Banca de DEFESA: GUILHERME PREATO GUIMARÃES

DISCENTE : GUILHERME PREATO GUIMARÃES
DATA : 06/02/2020
LOCAL: INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR

ANÁLISE CRÍTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ/RJ: INICIATIVAS, AÇÕES E DESAFIOS

educação ambiental; unidades de conservação; educação crítica

O uso de Unidades de Conservação (UC) para a promoção da Educação Ambiental (EA) é um dos pilares de criação, implantação e gestão desses territórios. Pensar a Educação Ambiental in loco significa, acima de tudo, possibilitar a gestão democrática. Com base nessas assertivas, a pesquisa que se apresenta busca analisar a promoção da Educação Ambiental na Reserva Biológica do Tinguá (Rebio do Tinguá) pela própria unidade em parcerias com outras instituições, incluindo as diversas instituições que compõem seu conselho consultivo. Tem-se por embasamento teórico a abordagem crítica e utiliza-se por metodologia a aplicação de questionários semiestruturados, aplicados aos membros do conselho, aos técnicos da Rebio e à gestão da UC; análises documentais com os registros das ações de EA na UC. A pesquisa apresenta-se no campo quanti-qualitativo, e utiliza para a sistematização e análise dos dados a Análise Textual Discursiva, com a finalidade de compreender como a Educação Ambiental é trabalhada nesta Unidade de Conservação localizada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Ao lançar o olhar sobre esses espaços, a geografia muito tem a contribuir com o olhar clínico ao analisar as dinâmicas locais e territoriais às quais as UC estão inseridas. A pesquisa evidencia que a EA promovida pela Rebio alcança, em sua maior parte, o público escolar do município de Nova Iguaçu, carecendo de maior divulgação para com os demais municípios aos quais está inserida. A parceria com as entidades que compõem o conselho gestor apresenta-se como uma proposta para a descentralização das ações de EA na Rebio Tinguá, uma vez que estes conselheiros são atores sociais dos demais territórios aos quais a UC está inserida. No entanto, apesar de ser discutida no conselho, a EA encontra-se em estado incipiente com algumas ações pontuais, necessitando maior comunicação e parcerias entre as instituições que o compõem bem como maior aproximação das secretarias de educação e de meio ambiente dos municípios aos quais a Rebio do Tinguá está inserida.

Presidente - 366511 - EDILEUZA DIAS DE QUEIROZ
Interna - 1545891 - ANA MARIA MARQUES SANTOS
Externo ao Programa - 1542313 - MAURO GUIMARAES
Externo à Instituição - LUIZ RENATO VALLEJO - UFF