Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE DAZZI MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE DAZZI MACHADO
DATA : 07/05/2019
LOCAL: Auditório da Pós-graduação - Instituto Multidisciplinar (Campus Nova Iguaçu)

Revendo a prática da Conservação das Habiltações Sociais: o caso da Rua Senador Pompeu, nº 34

Autenticidade, Integridade, Habitações Sociais, Conservação.

O presente estudo tem como objetivo investigar as práticas da conservação de edificações protegidas dentro do universo das habitações sociais. Esta pesquisa pretende olhar para a conservação dessas tipologias arquitetônicas, que são extremamente específicas e complexas, e tentar perceber até que ponto se estabelece o limite entre a preservação da autenticidade e da integridade e a contemplação da demanda e das necessidades de seus usuários. Para tanto, será avaliado como estudo de caso o projeto de restauração executado em uma habitação popular, tombada a nível municipal, localizada na Rua Senador Pompeu, nº 34, Centro do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro aparece como foco delimitador desta pesquisa em função de apresentar na sua história a sequência evolutiva das tipologias arquitetônicas estudadas e contemplar em seu espaço urbano toda a memória de habitação social. Acredita-se que o tema escolhido irá propiciar uma relevante contribuição ao patrimônio edificado na medida em que busca o aprimoramento da trama conceitual da conservação através do caso específico das habitações sociais coletivas. Especula-se que este trabalho caminhará no sentido da compreensão de que será necessário fazer uma relativização dos principais conceitos que norteiam as intervenções de conservação a fim de atender às demandas dos atuais usuários e manter o caráter histórico de habitação social coletiva dessas edificações. Ao mesmo tempo, é fundamental que se tenha o cuidado para que essas intervenções não excedam a preservação da autenticidade e integridade desses imóveis, descaracterizando-os. Conjectura-se que a busca por esse limite será uma dos norteadores das reflexões desta pesquisa.

Interno - 1520543 - CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
Externo à Instituição - EVELYN FURQUIM WERNECK LIMA - UNIRIO
Presidente - 1461577 - JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
Externo à Instituição - RENATO DA GAMA ROSA COSTA - FIOCRUZ