Banca de QUALIFICAÇÃO: CÍNTIA SAMPAIO RIBEIRO ROESLER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÍNTIA SAMPAIO RIBEIRO ROESLER
DATA : 20/07/2018
LOCAL: Instituto Multidisciplinar

EDUCAÇÃO TURÍSTICA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS LUGARES DE MEMÓRIA DO CAFÉ: O CASO DO MUNICÍPIO DE RESENDE-RJ

Patrimônio Histórico de Resende; Memória; Preservação;Turismo; Educação.

A presente pesquisa pretende apresentar uma análise dos referenciais teóricos e as discussões acerca da metodologia utilizada para o planejamento turístico na Educação Turística e suas possibilidades quanto a Educação Patrimonial e preservação do Centro Velho do município de Resende - RJ. Para tanto, a mesma busca responder: que medida a Educação Turística pode contribuir para a valorização do patrimônio cultural do município de Resende? A Educação turística pode vir a ser um instrumento importante para educar os munícipes e os turistas para a utilização patrimonial mais consciente? Assim destacamos como objetivo geral, desenvolver um estudo teórico-metodológico sobre a Educação Turística e sua importância para a valorização, projeção, sensibilização e preservação dos patrimônios do Centro Velho do município de Resende – RJ. E seus específicos: Apresentar conceitos teóricos sobre Educação Patrimonial e Educação Turística; Definir o contexto histórico em que se deu a formação e o desenvolvimento socioeconômico de Resende - RJ, que possibilitou a formação do patrimônio cultural do município; e Fazer uma análise das Políticas públicas e planejamento urbano, utilizados para a preservação do Patrimônio Histórico do município de Resende. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica e documental com intuito de buscar referenciais teóricos para embasar o estudo, destacando o fenômeno turístico e suas ações da educação turística e relevância social para a produção de um diálogo permanente nas perspectivas históricas, econômicas, ambientais, políticas, sociais e educacionais de Resende - RJ. O rico patrimônio cultural resendense, construído sobre a cultura cafeeira no período colonial do Brasil, resistiu ao tempo, mas sofre hodiernamente com risco de se perder, tanto no espaço quanto na memória da população do município. A desvalorização econômica e o abandono dessas estruturas arquitetônicas e monumentos históricos são maximizados com o crescimento não planejado pelo qual passou à cidade no início do século XXI, quando se tornou importante polo industrial do Estado do Rio de Janeiro, o aumento populacional, a desinformação sobre o espaço cultural da cidade e a valorização acentuada da cultura global contemporânea, principalmente pelos indivíduos mais jovens, são uma ameaça ao legado cultural e histórico local.

Interno - 1862824 - RAQUEL ALVITOS PEREIRA
Externo à Instituição - ARI DA SILVA FONSECA FILHO - UFF
Notícia cadastrada em: 18/07/2018 12:11
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1