Banca de DEFESA: PEDRO VALLE SOUZA

DISCENTE : PEDRO VALLE SOUZA
DATA : 24/08/2020
LOCAL: Instituto Multidisciplinar

“SÃO JOÃO MARCOS, PATRIMÔNIO SUBJUGADO”

A fragmentação da memória de São João Marcos de 1946-1964

Patrimônio, Cultura, Memória, Identidade e Pertencimento.

O presente trabalho procura através da análise historiográfica da documentação, estabelecer paralelos sobre a destruição e submersão da cidade de São João Marcos, através dos lugares de memória em relação a cidade, que em um momento do século XIX, tinha importância relevante para o País, e pouco mais de meio século depois passa a ser esvaziada de significado e de importância para o Estado Brasileiro. Mesmo que por sua relevância como raro exemplo de conjunto arquitetônico Neocolonial tenha sido tombado pelo SPHAN em 19 de maio de 1939, para logo após ser revogada sua proteção pelo presidente Getúlio Vargas em 3 de junho de 1940, com a justificativa de progresso da nação. O objetivo principal desse trabalho é tentar compreender como a memória a partir dos registros documentais e dos relatos dos moradores, podem revigorar ou estabelecer laços importantes com o passado e a realidade cotidiana da cidade de São João Marcos, e como essa ruptura da destruição da cidade criou lacunas na história dessa população e em sua Identidade.

Presidente - 1533038 - MARCOS JOSE DE ARAUJO CALDAS
Interna - 1744846 - ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
Interna - 1862824 - RAQUEL ALVITOS PEREIRA
Externa à Instituição - ALEJANDRA SALADINO - UNIRIO