Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO DA SILVA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS ALBERTO DA SILVA SOUSA
DATA : 28/09/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

DE PARADA DA FLORESTA A AUSTIN: A GESTÃO DO PATRIMÔNIO INTEGRAL COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Patrimônio Cultural Ferroviário, Políticas de preservação, Gestão do patrimônio.  


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo a discussão sobre o alcance das políticas de preservação e conservação implementadas sobre o primeiro prédio da estação ferroviária de Austin.   Investigar quais ações dos gestores dos bens públicos estão, de fato, sendo efetivas na conservação deste bem que faz parte do patrimônio cultural ferroviário. O objetivo geral é compreender a política de preservação do patrimônio ferroviário no âmbito do IPHAN e das ações da administração pública segundo os diferentes agentes (IPHAN, INEPAC, Governo do Estado, Prefeitura de Nova Iguaçu). Estabelecer uma conexão com o objeto investigado e a partir da leitura de pesquisas documentais, entrevistas com gestores e moradores locais, o trabalho pretende ser realizado para que se determine sua situação atual. Usando de um método dialético em um confronto entre os assuntos que tratam do patrimônio cultural ferroviário, é possível questionar o objeto quanto ao seu desvio de uso como bem do patrimônio ferroviário para uma função secundária, pois, quando não conservado levanta dúvidas sobre a não efetividade das ações recomendadas, principalmente, no campo da legalidade, revelando uma lacuna sobre tais ações que precisariam ser postas em prática, mas não são. Busca-se desvendar o porquê de tais ações não serem concretizadas, confirmando a ausência de uma gestão integral do edifício acarretando a descaracterização total do bem investigado, perda de sua autenticidade e consequentemente sua deterioração alinhados à perda do seu valor histórico. Como objetivos específicos, é proposto fornecer uma visão ampla quanto a efetividade ou não dos planos de preservação e valoração do bem em questão. Permitindo uma discussão com abordagem crítica e construtiva com o intuito de trazer outros caminhos que contribuam para que haja mais efetividade em sua gestão com foco na conservação e preservação do espaço. O trabalho segue uma divisão objetiva de três capítulos onde no primeiro capítulo o intuito é  introduzir conceitos sobre como o setor ferroviário foi precursor durante a expansão dos meios de produção e porque hoje se configura como patrimônio cultural ferroviário, numa perspectiva histórica, de modo a entender que o setor ferroviário passou por diversas alterações ao longo das décadas até o seu declínio. Compreender que não se estabeleceu sozinho, mas teve como motivação principal o desejo pela expansão na produção econômica, corte de custo alinhado ao que já se verificava no cenário mundial e consequentemente, em algumas cidades, alterações no plano territorial. Além deste, serão abordados estudos sobre as políticas de conservação do patrimônio nos três âmbitos da federação e o papel de instituições na preservação do setor bem como a participação de atores sociais, permitindo entender as funções e os campos de atuação, quais são suas competências e o que é desenvolvido sobre o bem investigado e as possíveis dificuldades que cada um enfrenta. No segundo capítulo tratará de contextualizar o bem pesquisado a partir do conhecimento produzido, buscando compreender sua influência no entorno do bairro. No terceiro capítulo, a pesquisa pretende discutir acerca da gestão integral do patrimônio, e como os instrumentos de gestão estão sendo utilizados na preservação do patrimônio ferroviário.  


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2344729 - ANA PAULA RIBEIRO DE ARAUJO
Interno - 1520543 - CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
Interna - 1744846 - ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
Externa à Instituição - ISABEL CRISTINA CASTRO DA ROCHA
Interna - 1862824 - RAQUEL ALVITOS PEREIRA
Notícia cadastrada em: 21/09/2020 16:19
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