Banca de DEFESA: MAYRA DIAS SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYRA DIAS SILVEIRA
DATA : 30/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 01 - PQ
TÍTULO:

Avaliação Comportamental da Ingestão Hídrica e Mecanismos Neuroendócrinos Envolvidos no Controle do Balanço Hidroeletrolítico em Codornas Japonesas (Coturnix coturnix japonica)


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento Ingestivo, Osmorregulação, Controle Neuroendocrino


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A diminuição dos fluidos corporais pode ser ocasionada pela privação hídrica e com isso, mecanismos de controle e regulação são ativados de forma a garantir a manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, dentre eles a secreção de hormônios neurohipofisários. A privação hídrica em aves é um importante estímulo estressor que provoca uma ampliação da atividade dos neurônios dos NPV e NSO, denominados magnocelulares, e consequentemente um aumento no comportamento da ingestão de água em aves. Com isso, a privação hídrica se torna um modelo experimental conveniente para os estudos da atividade vasotocinérgica e mesotocinérgica, assim como estudos da interação desses peptídeos com seus respectivos receptores e sua ação central e sistêmica. Desta forma, o presente estudo investigou as possíveis correlações entre a atividade vasotocinérgica e mesotocinérgica em aves com as alterações comportamentais entre o mecanismo de sede e da ingestão de água, através de modelo experimental desenvolvido com codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica), submetendo os grupos experimentais à privação hídrica. Foram utilizados codornas machos de aproximadamente 50 dias, mantidos sob temperatura controlada de 26±2ºC, ciclo claroescuro de 12/12 horas, subdivididas em 3 grupos distintos (n=6): i.Grupo Controle (CTRL), ii.Grupo Privado Hidricamente por 36 horas (PvH) e iii.Grupo Privado Hidricamente por 36 horas com Reapresentação de água durante duas horas (IH-2h). Verificamos que a privação hídrica foi capaz de aumentar a ingestão hídrica do grupo IH-2h, para todos os intervalos de tempo observados, quando comparado ao grupo CTRL e ao grupo IH-2 antes da privação (IH2h após privação vs CTRL, p < 0,0001; IH-2h após privação vs IH-2h antes da privação, p < 0,0001). O grupo PvH demonstrou diferença estatisticamente significativa quando comparado ao grupo CTRL na ingestão basal de água no tempo de 120 minutos (PvH 3,56±3,32 vs CTRL 0,79±0,70; p = 0,002). Houve redução do peso corporal de maneira significativa dos grupos PvH e IH-2h, quando considerada a variação de ganho de peso antes e após privação (PvH após privação vs CTRL, p < 0,0001 e IH-2h após privação vs CTRL, p<0,0001). Deste modo, o presente estudo foi capaz de demonstrar resultados positivos com relação ao comportamento ingestivo de água e suas possíveis influências no ganho de peso corporal da espécie após privação hídrica. Embora os resultados dos parâmetros plasmáticos avaliados neste estudo não permita afirmar que mecanismos de controle neuroendócrino vasotocinérgico e mesotocinérgico estejam envolvidos na privação hídrica, sugerimos que a ação dos hormônios AVT e MT tem importância impar no controle de líquidos corporais. Estudos posteriores são necessários, para que se possa elucidar o papel desses e outros hormônios envolvidos da osmorregulação de codornas japonesas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 387295 - LUIS CARLOS REIS
Externo à Instituição - PEDRO LEONARDO CEDRAZ MERCEZ - UES
Interno - 386960 - WELLINGTON DA SILVA CORTES
Notícia cadastrada em: 15/08/2019 23:24
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1