Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE MACHADO

DISCENTE : CARLOS HENRIQUE MACHADO
DATA : 10/12/2019
LOCAL: Pavilhão de Química, sala 49

O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (“TDIC’s”) como forma alternativa de motivação e eficácia nas avaliações de aprendizagem de química na educação básica.

TDIC, Smartphones, avaliações

O celular vem se tornando uma dor de cabeça para o processo de educação, sendo necessário que os professores criem uma verdadeira competição pela atenção dos alunos dentro de sala de aula, pois estes aparelhos possuem muitos recursos e possibilidades que se tornam extremamente atrativas, muito mais que as atuais aulas ministradas nas escolas. Alternativas para as avaliações aplicadas atualmente pelos docentes da educação básica (ensino médio), como o uso de aplicativos para Smartphones, pode ser um aliado na aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi apresentar formas alternativas de avaliações utilizando as TDIC’S, tecnologia amplamente dominada pelos estudantes, para melhorar o desempenho e consequentemente a formação destes alunos. Para tal, utilizou-se o aplicativo LaDQUIZ, disponível gratuitamente em plataformas de compras, para gerar uma interface dentro da sala de aula entre o computador do professor e os Smartphones dos alunos, sem a necessidade do uso de internet externa, uma vez que a rede será criada no momento da aplicação das questões e após todos os alunos se conectarem será fechada pelo professor para que não ocorra interferência externa. As questões foram visualizadas pelos alunos através do recurso multimídia (data show) e respondidas diretamente em seus celulares. O questionário foi aplicado em substituição a um dos instrumentos avaliativos obrigatórios para o bimestre e ocorreu de forma tradicional, ou seja, após a explicação do conteúdo programado para o bimestre, o professor utilizou o instrumento avaliativo para verificar a compreensão do conteúdo pelos alunos. O uso do aplicativo permitiu ao professor ter a resposta individual de cada aluno armazenada e a discussão de cada questão, visto que, apresentou o percentual de resposta de cada alternativa. A utilização deste recurso se mostrou um instrumento de alta relevância para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, conferindo uma maior motivação e participação dos estudantes que se refletiu em um maior desempenho e melhoria das notas em relação as avaliações tradicionais. Assim, a substituição de um instrumento avaliativo pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, neste caso, em forma de aplicativo para Smartphones, foi eficiente no processo pedagógico e de ensino aprendizagem.

Presidente - 1735975 - CEDRIC STEPHAN GRAEBIN
Interno - 1714151 - ROBERTO BARBOSA DE CASTILHO
Interno - 1809123 - ANDRE MARQUES DOS SANTOS
Externa à Instituição - RENATA LUZ MARTINS - UFF