Banca de DEFESA: RAMON BATISTA INOCENCIO

DISCENTE : RAMON BATISTA INOCENCIO
DATA : 12/12/2019
LOCAL: Sala 50-Pavilhão de Química

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PBL) APLICADA NO ENSINO DE ELETROQUIMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MEDIO

ABP, metodologia ativa, ensino de eletroquímica, baterias, reciclagem.

Este trabalho de pesquisa aplicou a metodologia ativa de ensino denominada Aprendizagem Baseada em Projetos (APB) ou, em inglês, Project-Based Learning (PBL), no ensino de eletroquímica no Ensino Médio. A metodologia PBL é uma abordagem estruturada que envolve os alunos na conquista de conhecimentos e competências, propiciando ao mesmo um ambiente enriquecido a ser utilizado pelos professores em sala de aula, dentro do qual pretendemos discutir a teoria de eletroquímica, além de refletir sobre o uso de pilhas e baterias no cotidiano. Na metodologia PBL, os alunos inter-relacionam-se em equipes para solucionar um problema real de forma inovadora, lúdica, inclusiva e eficiente, demonstrando senso de responsabilidade nas decisões e atitudes frente aos desafios do cotidiano. Nessa perspectiva, foi definido um ambiente a ser utilizado pelos professores de química, em sala de aula, para atender alunos do 2o ano do Ensino Médio da Educação Básica, aqui representada pela Escola do CEPE, localizada no município de Miguel Pereira-RJ. Os alunos são desafiados a traçar um projeto e resolver um desafio: montar um carrinho movido a pilhas ou baterias de celular utilizando materiais simples e recicláveis. A partir de discussões, os estudantes foram estimulados na compreensão do funcionamento de diferentes tipos de pilhas e baterias disponíveis no comércio, além de criarem pilhas com materiais caseiros. Outra vertente, que também foi explorada em sala de aula, e de grande importância na atualidade, envolve o descarte e a reciclagem de pilhas e baterias e seu impacto ambiental, uma vez que está em discussão, de forma bastante ampla na mídia, a migração de matriz energética dos motores a combustão para motores elétricos. Os conteúdos trabalhados, bem como os experimentos desenvolvidos em sala de aula, e também fora dela, funcionaram como facilitadores do aprendizado do conteúdo de eletroquímica, além de trazerem impactos extremamente positivos na conscientização ambiental dos estudantes envolvidos, como também na comunidade nas proximidades da escola.

Presidente - 1058758 - MARCO EDILSON FREIRE DE LIMA
Interno - 1716351 - GLAUCO FAVILLA BAUERFELDT