Banca de DEFESA: SERGIO HENRIQUE DOS SANTOS MENDES

DISCENTE : SERGIO HENRIQUE DOS SANTOS MENDES
DATA : 16/12/2019
LOCAL: Pavilhão de Química Sala 50

ANÁLISE DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NO ENSINO DE QUÍMICA APLICADA A MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES NO COLÉGIO ESTADUAL PROFISSIONALIZANTE DE ADMINISTRAÇÃO

Métodos de aprendizagem baseada em projetos, métodos de aprendizagem colaborativa, ensino tradicional versus ensino progressista, Mostra Brasileira de Foguetes, Teaching and learning in a classroom context, Promoting group work.

Este projeto de pesquisa está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender os resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem entre os métodos de ensino tradicional e métodos de aprendizagem baseada em projetos. Nesta perspectiva, utilizamos a aprendizagem de forma experimental e colaborativa como parte de um todo que compreende o professor e o aluno no contexto onde prevalece a liberdade individual e o controle social em turmas de primeira série do ensino médio profissionalizante em administração, em um Colégio Estadual da zona oeste do Estado do Rio de Janeiro. A fonte de estudos usada foi a Mostra Brasileira de Foguetes desenvolvida no Colégio. A partir das dificuldades enfrentadas por estudantes e professores no desenvolvimento do ensino e aprendizagem na disciplina de química, verificou-se a necessidade da aplicação de uma metodologia diferente do processo utilizado ao longo dos anos. O foco das atividades e tarefas em sala de aula foi para a produção de um livro, no final do ano, para crianças do ensino fundamental abordando o tema Foguetes. A utilização de uma metodologia de ensino diferente da tradicional visa desenvolver o conhecimento e as habilidades dos alunos de forma colaborativa, usando os benefícios gerados com estas mudanças em todos os setores da vida cotidiana da nossa sociedade. Mais especificamente, empregamos um estudo de método de pesquisa misto, desenvolvimento de ideias, de práticas pedagógicas e desempenho escolar em escolas públicas estaduais. O objetivo do presente estudo é comparar os resultados obtidos entre a metodologia de ensino tradicional e a metodologia de aprendizagem baseada em projetos e se é possível aplicar uma metodologia nova, dinâmica, diferente do modelo atual empregado nas salas de aula, entre professores e alunos. Entretanto, foram utilizados modelos hierárquicos que permitiram avaliar os efeitos de variáveis socioeconômicas e culturais e dos contextos familiares dos alunos, de práticas pedagógicas e estilos de ensinar dos docentes e, ainda, de políticas educacionais, aspectos da gestão e características das escolas. O estudo teve como fonte principal as informações provenientes do censo escolar.

Presidente - 1714151 - ROBERTO BARBOSA DE CASTILHO
Interno - 2624418 - CLAUDIO EDUARDO RODRIGUES DOS SANTOS
Interno - 1809123 - ANDRE MARQUES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1168136 - CLAUDIO MAIA PORTO