Banca de DEFESA: SERGIO HENRIQUE DOS SANTOS MENDES

DISCENTE : SERGIO HENRIQUE DOS SANTOS MENDES
DATA : 15/05/2020
LOCAL: Pavilhão de Química Sala 49 - Remoto

ANÁLISE DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NO ENSINO DE QUÍMICA APLICADA A MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES NO COLÉGIO ESTADUAL PROFISSIONALIZANTE DE ADMINISTRAÇÃO

PBL, métodos de aprendizagem colaborativa, ensino tradicional versus ensino progressista, Mostra Brasileira de Foguetes.

Este projeto de pesquisa está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender os resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem entre os métodos de ensino tradicional e de aprendizagem baseada em projetos (ABP) ou Project-Based Learning (PBL). A partir das dificuldades enfrentadas por estudantes e professores no desenvolvimento do ensino e aprendizagem na disciplina de química, verificou-se a necessidade da aplicação de uma metodologia diferente do processo utilizado ao longo dos anos. Nesta pesquisa apresentamos uma nova abordagem para envolver os alunos na aquisição de conhecimentos e competências por meio de uma aprendizagem eficiente e eficaz. ABP propicia uma aprendizagem de forma experimental que compreende os atores no contexto onde prevalece a liberdade individual e o controle social em turmas de primeira série do ensino médio profissionalizante em administração, em um Colégio Estadual da zona oeste do Estado do Rio de Janeiro. Ao contrário de outros trabalhos desenvolvidos na disciplina de química em cursos de administração no ensino médio, este propiciou uma aprendizagem desenvolvida por projetos, pesquisa e desenvolvimento valendo-se de atividades semelhantes feitas por profissionais, em empresas e órgãos sociais e ambientais, porém em escala menor. A fonte de estudos usada foi a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) desenvolvida no Colégio que é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes de garrafa PET, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A MOBFOG é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais. Os protótipos serão movidos a combustível líquido composto de vinagre e sólido composto por bicarbonato de sódio (que pode ser encontrado no fermento em pó). O presente estudo teve como objetivo comparar os resultados obtidos entre as metodologias supracitadas adotando um modelo dinâmico, diferente do atual empregado nas redes públicas estaduais. O processo mostrou alunos com bom domínio dos assuntos aplicados ao projeto e  colocando-os  a favor desse novo modelo de aprendizagem, pois além de descontrair facilita compreender os conteúdos curriculares aplicados a disciplina de química.

Interno - 1809123 - ANDRE MARQUES DOS SANTOS
Interno - 2624418 - CLAUDIO EDUARDO RODRIGUES DOS SANTOS
Externo à Instituição - GUILHERME CORDEIRO DA GRAÇA DE OLIVEIRA - UFRJ
Externa à Instituição - JUSSARA LOPES DE MIRANDA - UFRJ