Banca de DEFESA: LAURINE CRISTINA PAULO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAURINE CRISTINA PAULO DA SILVA
DATA : 27/01/2021
HORA: 13:00
LOCAL: Online: Plataforma StreamYard com transmissão ao vivo para o Youte.
TÍTULO:

Alimentos: uma abordagem contextualizada para o ensino de química orgânica no ensino médio regular e de jovens e adultos.


PALAVRAS-CHAVES:

EJA, Sequência didática, Aprendizagem Significativa.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O ensino de Química provoca desafios aos docentes, sendo de grande importância para a sociedade, porém, é visto pelos alunos como desnecessário e distante. O uso de estratégias tradicionais leva a não percepção do quanto esta ciência é útil para a conquista e entendimento de diversos objetos e aspectos presentes na sociedade atual. A abordagem tradicional muitas vezes produz uma aprendizagem mecânica que pode gerar resultados quantitativos nas avaliações imediatas, porém, são rapidamente esquecidos e a longo prazo não desenvolvem a capacidade do estudante em aplicar tais conhecimentos em situações cotidianas. Para um ensino potencialmente significativo é preciso estratégias dinâmicas que promovam a reflexão e criticidade sobre questões pertinentes ao público em questão, além disso, o uso da contextualização faz com que mobilizem conhecimentos prévios que servirão de ancoragem aos novos conteúdos e se sintam motivados, sendo este um dos fatores cruciais para o aprendizado significativo: a predisposição a aprender. Este trabalho visou aplicar uma sequência didática (SD) para o ensino de Química Orgânica correlacionando-a com a temática Alimentos, tão presente no cotidiano do aluno do ensino regular (ER) e de jovens e adultos (EJA). As estratégias que compuseram a sequência didática foram: uso do aplicativo Plickers, estratégia de ensino do Estudo de Caso, Jogo Didático feito em PowerPoint, Vídeos e Experimentação Investigativa. Os resultados mostraram que os alunos passaram a compreender melhor sobre os alimentos em diversos aspectos: informações do rótulo, sua composição, uso e implicações dos aditivos alimentares e agrotóxicos, fermentação e embalagens. Conseguiram conectar a química com os alimentos, obtiveram notas em torno de 7,3 e 6,2 nas avaliações e ao método atribuíram as notas 9 e 10, ER e EJA, respectivamente. Assim, a SD foi bem sucedida e pode ser entendida como potencial para promover aprendizagem significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1809123 - ANDRE MARQUES DOS SANTOS
Interno - 1475121 - MARCELO HAWRYLAK HERBST
Interno - 1714151 - ROBERTO BARBOSA DE CASTILHO
Externo ao Programa - 2582213 - MARCO ANDRE ALVES DE SOUZA
Externa à Instituição - ANITA FERREIRA DA SILVA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 04/01/2021 12:03
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1