UFRRJ › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Seropédica, 21 de Outubro de 2025

alessandra pio silva

DeptTPE - DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO

Produção Intelectual

Artigos (7)

  • 2025, Alessandra Pio Silva , Educação das relações étnico-raciais em sala de aula: diálogos necessários, ações imprescindíveis, ISSN: 25267191
  • 2025, Ana Lúcia Nunes de Sousa, Alessandra Pio Silva , Relações étnico-raciais no ensino de Ciências: percepções de professores em um minicurso de formação, ISSN: 21798435
  • 2025, Paula Cristina dos Santos Menezes, Alessandra Pio Silva , AS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008: um balanço atual baseado nas apropriações docentes, ISSN: 23177853
  • 2023, Alessandra Pio Silva , AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: uma relação em construção, ISSN: 19849540
  • 2022, Alessandra Pio Silva , Um Relato Sobre Resistências (Anti)Racistas e Cultura na Escola de Educação Básica, ISSN: 23176628
  • 2016, Alessandra Pio Silva , Lei nº 10.639/2003: outra LDB. Outra escola?, ISSN: 25252879
  • 2016, Alessandra Pio Silva , Pedagogos e TAEs no Colégio Pedro II - apontamentos históricos e identitários, ISSN: 2447-6196

Publicação em Eventos (83)

  • 2023, Alessandra Pio, Liderança negra feminina em grupos de pesquisa - PERERÊ: afiliação e pertença negra acadêmica na UFRRJ, V COPENE SUDESTE, Resumo Expandido
  • 2023, Gabriel Cauã L. Trindade, Alessandra Pio, O Currículo de Belas Artes e o Artigo 26-A a da LDB: como anda a formação de professores antirracistas no sudeste?, V COPENE SUDESTE, Resumo Expandido
  • 2023, Rayssa Paixão França, Alessandra Pio, O Currículo de Geografia e o Artigo 26-A a da LDB nos currículos das licenciaturas nas universidades públicas do Sudeste: a questão da formação docente, V COPENE SUDESTE, Resumo Expandido
  • 2023, Alessandra Pio, 20 Anos da Lei 10639/03, Aula Inaugural do Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-raciais no Ensino Básico - EREREBÁ, Outros
  • 2022, Alessandra Pio Silva, As Ações Afirmativas de Permanência a partir da Lei 10639/2003, Semana de Consciência Negra: 10 anos das leis de cotas e políticas afirmativas - diálogos e desafios, Outros
  • 2022, Alessandra Pio Silva, Patrícia Ilana da Silva Dantas, Emily Gabriele Silva de Medeiros, LiterAfro: Literatura Afro-referenciada nas Escolas de Caicó/RN, XII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras/es Negras/os, Resumo
  • 2022, Alessandra Pio Silva, Igor Gomes da Costa, Patrícia Ilana da Silva Dantas, LiterAfro: contação de histórias e identidade negra, XII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras/es Negras/os, Trabalho Completo
  • 2022, Alessandra Pio Silva, Igor Gomes da Costa, Patrícia Ilana da Silva Dantas, LiterAfro: contação de histórias e identidade negra, XII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras/es Negras/os, Trabalho Completo
  • 2022, Alessandra Pio Silva, Patrícia Ilana da Silva Dantas, Emily Gabriele Silva de Medeiros, LiterAfro: Literatura Afro-referenciada nas Escolas de Caicó/RN, XII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras/es Negras/os, Trabalho Completo
  • 2022, Alessandra Pio Silva, Carlos Vonícius Rodrigues Silva, Danielly Silva dos Santos, Cartografia Social da Escola e Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros: Aprendizagem e Ensino por meio da Pergunta numa Perspectiva Decolonial e Antirracista: o processo de observação, XII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras/es Negras/os, Resumo
  • 2022, Alessandra Pio Silva, Igor Gomes da Costa, Patrícia Ilana da Silva Dantas, LiterAfro: contação de histórias e identidade negra, XII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras/es Negras/os, Resumo
  • 2022, Alessandra Pio Silva, Conquistas e desafios em torno da Lei 11645 - educação e resistências, Pensar ao Vivo, Outros
  • 2022, Alessandra Pio Silva, Educação para as Relações Raciais: conexões com a base, 3ª Semana de Formação - Módulo II, Outros
  • 2022, Alessandra Pio Silva, Carlos Vinícius Rodrigues Silva, Danielly Silva dos Santos, Cartografia Social da Escola e Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros: Aprendizagem e Ensino por meio da Pergunta numa Perspectiva Decolonial e Antirracista: o processo de observação, XII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras/es Negras/os, Resumo Expandido
  • 2022, Wendell Lopes de Azevedo Braulio, Rildo Duarte, Marcia Moreira Pereira, Alessandra Pio Silva, Eliane Costa, THE BRANQUITUDE AS AN ILLITERACY INSTRUMENT: AFROBETIZATION AND AFROLITERACY AS AGENTS OF (DE)CONSTRUCTION OF UTTERANCES, SAYINGS AND SPEECHES IN THE FIELD OF FASHION, 5º CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design, Resumo
  • 2021, Alessandra Pio Silva, Conferência de Abertura do Fórum Permanente de Educação Básica da ABPN, XI Copene - Fórum de Educação Básica, Outros
  • 2021, Alessandra Pio Silva, As Atribuições do Técnicos em Assuntos Educacionais nas Instituições Federais de Ensino, Diálogos pedagógicos: o ser e o fazer das equipes pedagógicas do IFPI, Outros
  • 2021, Alessandra Pio Silva, Letramento racial crítico, Letramento racial crítico, Outros
  • 2021, Alessandra Pio Silva, Compreender e transformar o racismo cotidiano: narrativas de resistência em três salas de aula, IV Colóquio Raça e Interseccionalidades, Outros
  • 2021, Alessandra Pio Silva, O racismo estrutural e a necropolítica para além da pandemia, Projeto de Extensão Pedagogia da Quarentena, Outros
  • 2021, Alessandra Pio Silva, Pandemia e desigualdades raciais na educação, Diálogos Fundamentais, Outros
  • 2021, Alessandra Pio Silva, Subjetividades femininas negras, Curso de Extensão Introdução aos Estudos sobre Subjetividades Femininas Negras, Outros
  • 2021, Alessandra Pio Silva, Dimensão do trabalho profissional: o trabalho coletivo das equipes - a constituição das equipes multiprofissionais e o desafio da interdisciplinaridade, O sociopedagógico no IFSP em debate: fundamentos, princípios e diretrizes para o trabalho da equipe multiprofissional, Outros
  • 2021, Alessandra Pio Silva, Flexibilização Curricular: limites e possibilidades, 3º Encontro de Analistas Técnico-Educacionais do SESI/SP, Outros
  • 2021, Alessandra Pio Silva, O que significa o Dia 13 de Maio para a criança e jovem negro durante a sua escolaridade?, Por quê precisamos repensar o Dia do Índio e o Dia da Libertação (Inacabada) dos Escravos?, Outros
  • 2020, Alessandra Pio Silva, Por uma educação antirracista e decolonial, Conversas sobre currículo, Outros
  • 2020, Alessandra Pio Silva, Doze anos de escolarização no Colégio Pedro II: acesso, permanência e equidade na trajetória de alunos negros, Ciclo de Debates Encontro com a Pesquisa, Outros
  • 2020, Alessandra Pio Silva, Educação e Relações Raciais: resultados de pesquisas recentes, Festival do Conhecimento - Universidade Viva, Outros
  • 2019, Alessandra Pio Silva, Roda de Conversa sobre Negritude, Roda de Conversa, Outros
  • 2019, Alessandra Pio Silva, O corpo negro como ação afirmativa: repensando a prática enquanto pedagoga em escola de prestígio, VIII SERNEGRA, Resumo
  • 2019, Alessandra Pio Silva, Educação e Racismo, Expressões do Racismo e Saúde, Outros
  • 2019, Alessandra Pio Silva, Mesa Redonda: Por uma educação anti-racista, II Fórum das Minas: empretecendo o debate sobre gênero, Outros
  • 2019, Alessandra Pio Silva, Mesa Redonda: Negropolítica e Educação, I Semana Discente da Pós-graduação em Ensino de História da África, Ciências Sociais e Educação Básica do Colégio Pedro II, Outros
  • 2019, Alessandra Pio Silva, '13 de Maio: entre memórias doridas e os chamados mimimis - liberdade para quem?', Projeto 13 de Maio: Liberdade e Libertação, Outros
  • 2019, Alessandra Pio Silva, As diferentes demandas do feminismo, As diferentes demandas do feminismo, Outros
  • 2019, Alessandra Pio Silva, Debate de gênero, raça e cultura frente a ascenção do neoconservadorismo, X Semana de Geografia: Os impactos da precarização docente e da ofensiva (neo)conservadora, Outros
  • 2018, Alessandra Pio Silva, Mesa Redonda: Representatividade Negra Importa, Representatividade Negra Importa, Outros
  • 2018, Alessandra Pio Silva, NEABIs de Educação Básica: ações e reações, Novembro Negro Capiano: eu sou porque nós somos, Outros
  • 2018, Alessandra Pio Silva, Perfil, Desafios e Contribuições do Cargo para a Educação Profissional, V WORKIF, Outros
  • 2018, Alessandra Pio Silva, Encontro dos Técnicos em Assuntos Educacionais do IFMT, V Workif - 2018, Outros
  • 2018, Alessandra Pio Silva, Não é só cabelo! - Autocuidado, amor e fortalecimento, 1º Congresso Online das Crespas e Cacheadas do Brasil, Outros
  • 2018, Alessandra Pio Silva, Se existe NEABI na educação básica, para quê serve?, X COPENE, Outros
  • 2017, Alessandra Pio Silva, Antirracismo e Educação: identidade e resistência negra no ambiente escolar, NEABI/IFRJ, Outros
  • 2017, Alessandra Pio Silva, Educação Popular e Movimentos Sociais, Educação Popular e Movimentos Sociais, Outros
  • 2017, Alessandra Pio Silva, Lei 10.639/03 - Desafios da construção pedagógica entre diálogos e diferenças, 1º Seminário de Educação e Relações Étnico-raciais, Outros
  • 2017, Alessandra Pio Silva, Sentidos da Lei nº 10639/2003 na Educação Básica: despertando o olhar das/os professoras/es, Especialização em Relações Étnico-raciais e Educação, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Um NEAB na Educação Básica e o I Circuito Cultural Afro-brasileiro do Colégio, 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação - ANPED, Trabalho Completo
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Mulher Negra: outras pautas para o feminismo, III Fórum de Extensão Social da Universidade Estácio de Sá, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, NEABs na Educação Básica: caminhos para o cumprimento das Leis 10639/2003 e 11645/2008, I Seminário Nacional de Estudos Culturais Afrobrasileiros do Sul do Amazonas, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, 12 anos de escolarização: trajetórias negras no Colégio Pedro II, I Seminário GEPARREI - Tornar-se negro, Resumo
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Relações étnico-raciais no cotidiano da educação básica: perspectivas da Rede UJIMA, SEPEX 2016 - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Um NEAB na educação básica e o I Circuito Afro-Brasileiro do Colégio, 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED), Resumo
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Oficina pedagógica 'Gênero e Raça', 5º ENSOC - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Exercendo a profissão, enegrecendo a docência: identidade negra e antirracismo em sala de aula, V SERNEGRA, Resumo
  • 2016, Alessandra Pio Silva, A trajetória educacional da população negra, Curso de Formação Política em Questões Étnico-raciais, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Gênero e Raça nos Contextos dos Megaeventos no Rio de Janeiro, Formação Complementar em Relações Internacionais no Mundo Contemporâneo, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Questões de Gênero na Educação Básica, II Encontro do Projeto de Extensão "O CEFET Discute": temas atuais em educação, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Apropriação e disputas por representação: afirmação e cultura negra como ato político, II Seminário de Mulheres Negras da FFP/UERJ, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Conversando sobre identidade, estética capilar, sexualidade e gênero, II Semana da Mulher na UFRRJ, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Implementação do NEAB no Colégio Pedro II: anos iniciais, Conferência Sublime Ancestralidade - expressões culturais negras e formação da identidade brasileira, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Mesa Redonda: Formação, Trabalho e Identidade - População Negra em Debate, Portal da Consciência - 10 Anos, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Feminismo negro na contemporaneidade, II Semana da Diversidade de Gênero, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Intelectuais Negras: trajetórias e construção de espaços de fala, Mulheres negras: espaços de fala, espaços de luta, Outros
  • 2016, Alessandra Pio Silva, Mesa Redonda: 'Militâncias Feministas', Militâncias Feministas, Outros
  • 2015, Alessandra Pio Silva, Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II: Protagonismos jovens e processos identitários, Encontro Comemorativo dos 30 anos do NEAB/UFMA / IV Encontro Nacional do CONNEABS / II Jornada Internacional de Ciências Sociais com o tema ?Diálogos Diaspóricos: Diversidade e Identidade?, Trabalho Completo
  • 2015, Alessandra Pio Silva, Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II: Protagonismos Jovens e Processos Identitários, Encontro Comemorativo dos 30 anos do NEAB/UFMA / IV Encontro Nacional do CONNEABS / II Jornada Internacional de Ciências Sociais com o tema ?Diálogos Diaspóricos: Diversidade e Identidade?, Resumo
  • 2015, Alessandra Pio Silva, Políticas de Ação Afirmativa e Educação das Relações Étnico-raciais em Instituições de Educação Básica e Profissional, IV Jornada do Leafro, Outros
  • 2015, Alessandra Pio Silva, 'Eu sou negão igual à tia... Né, tia? - Uma professora negra de pele preta em um universo de 'moreninhos', IV Pensando Áfricas e suas Diásporas; Seminário de Formação UNIAFRO; Seminário sobre Culturas Indígenas na UFOP; Encontro de Pibids de Temática Africana e Indígena, Resumo Expandido
  • 2015, Alessandra Pio Silva, 'Eu sou negão igual à tia... Né, tia?' - uma professora negra de pele preta em um universo de 'moreninhos', IV Pensando Áfricas e suas Diásporas; Seminário de Formação UNIAFRO; Seminário sobre Culturas Indígenas na UFOP; Encontro de Pibids de Temática Africana e Indígena, Trabalho Completo
  • 2015, Alessandra Pio Silva, Educação e Relações Raciais nas Séries do Ensino Médio, Jornada Educação e Relações Raciais, Resumo Expandido
  • 2015, Alessandra Pio Silva, Paula Cristina dos Santos Menezes, Mulheres Negras: desconstruindo estereótipos, 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, Resumo Expandido
  • 2015, Alessandra Pio Silva, Rostos da Exclusão do Colégio Pedro II, I Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras, Resumo
  • 2015, Alessandra Pio Silva, Inclusão e Participação na Escola: caminhos possíveis, Conversa de Professor, Outros
  • 2015, Alessandra Pio Silva, Mesa Redonda: Interfaces entre Gênero, Raça e Trabalho, I Semana da Diversidade de Gênero, Outros
  • 2015, Alessandra Pio Silva, Mulheres Negras: branquitude, negritude, diferenças, I Ciclo de Debates do LEDI, Outros
  • 2014, Alessandra Pio Silva, Resistência, consciência negra e africanidades, Consciência Negra no Campus Humaitá II, Outros
  • 2014, Alessandra Pio Silva, Educação (Lei 10.639) e suas influências para a desconstrução de estereótipos e preconceitos, Panorama Afro 2014 - Kilombismo, Outros
  • 2014, Alessandra Pio Silva, Técnico em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II, Colegiado do Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica, Outros
  • 2014, Alessandra Pio Silva, Identidades profissionais de quem forma profissionais: aproximações e distanciamentos, 3º Encontro do Sociopedagógico, Outros
  • 2014, Alessandra Pio Silva, Entre o sagrado e o secular: sobre a violência simbólica nas relações raciais, Mulheres de Axé: força, beleza e fé, Outros
  • 2014, Alessandra Pio Silva, Técnico em Assuntos Educacionais: identidade e limites de atuação, I Forum de Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais do IFMG, Outros
  • 2014, Alessandra Pio Silva, Mesa Redonda: Discussão sobre as atribuições de pedagogos e técnicos em assuntos educacionais do IFMG, II Seminário sobre Educação Profissional do IFMG, Outros
  • 2012, Alessandra Pio Silva, O lugar da pedagogia no Colégio Pedro II (1946 a 2011), IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (10)

  • 2024, "Eu acabei indo sem falar com ninguém, mas estavam todas lá", Cartas para Azoilda, Alessandra Pio
  • 2024, “Escola para Todos e Todas” – Revisitando a Instituição Escolar 20 Anos Após a Lei nº 10639/2003, Educação na Região Sudeste: conquistas históricas e retrocessos iminentes., Alessandra Pio Silva
  • 2022, The Whiteness as an Illiteracy Instrument: Afrobetization and Afroliteracy as Agents of (De)construction of Utterances, Sayings and Speeches in the Field of Fashion, Advances in Fashion and Design Research, Wendell Lopes de Azevedo Braulio, Rildo Duarte, Pereira Márcia Moreira, Alessandra Pio Silva, Eliane Costa
  • 2022, De Munanga a Lobato: um relato sobre (anti)racismo na escola de educação básica, Negritudes: diálogos com o pensamento de Kabengele Munanga, Alessandra Pio Silva
  • 2022, Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções sobre a disciplina Ensino de História, Oficinas de História: desafios do ensino em tempos de pandemia, Alessandra Pio Silva
  • 2021, Educação Básica e Práticas Escolares: uma jovem lei diante dos velhos racismos, Práticas Curriculares Antirracistas: temas em construção, Alessandra Pio Silva
  • 2020, Neta de Criação, Mulheres Negras: presença e poder - da exposição ao livro, Alessandra Pio Silva
  • 2018, Intercâmbio internacional como estratégia de permanência e sucesso acadêmico: a experiência do Programa Abdias Nascimento na UFRJ, Avanços e desafios na democratização da educação superior no Brasil, Rosana Rodrigues Heringer, Bruna Dias Crespo, Alessandra Pio Silva
  • 2017, O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Colégio Pedro II: histórias de protagonismos negros, O Novo Velho Colégio Pedro II - Vol 3, Alessandra Pio Silva, Arthur José Baptista
  • 2004, Parece Inacreditável, En Écrivant la Paix, Alessandra Pio Silva

Textos Didáticos (3)

  • 2016, Enfrentamento ao Racismo - Street Football World Brasil, Alessandra Pio Silva
  • 2015, Legislação Educacional - PRONATEC, Alessandra Pio Silva
  • 2015, Diversidade Étnico-Racial na Escola - CPII, Alessandra Pio Silva

Participações em Bancas de Cursos (103)

  • 2025, Dissertação de Mestrado "Professor(a), vai avaliar como?" - Perspectivas e possibilidades a partir da Educação Histórica - Uma análise das práticas avaliativas no ensino de história dos anos iniciais de Volta Redonda, DOUGLAS LUCAS
  • 2025, Monografia de Graduação Racismo em Algoritmos de IA - uma análise sobre a reprodução automatizada de discriminações raciais, Jeanne Otavio Umbelino Silva
  • 2025, Dissertação de Mestrado “As pegadas das Pessoas que Andaram Juntas Nunca se Apagam”: ampliando vozes no espaço escolar - Ensino de História e Educação Antirracista, MÔNICA MEIRELES NOGUEIRA PARIZ
  • 2024, Monografia de Graduação UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O SOL E PARA TODOS DE HARPER LEE E O PERIGO DE UMA HISTORIA UNICA, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE , JOYCE CLAUDINO RAMOS
  • 2023, Monografia de Especialização GERER TÁ ON! - Rede Municipal do Rio em uma prática de educação antirracista, Simone Cardozo Vital da Silva
  • 2023, Monografia de Especialização Siga Essa Página do Instagram: reflexões sobre formação continuada e práticas pedagógicas antirracistas na educação infantil, Maria Carolina Neves Lopes
  • 2023, Monografia de Especialização Percursos Formativos da/na Educação Infantil: caminhos possíveis para construção de um currículo antirracista para as infâncias, Beatriz Reis
  • 2023, Monografia de Especialização A construção da identidade do negro e o papel do docente na educação infantil, Andrezza Cardim das Neves
  • 2023, Monografia de Graduação Povos de Religioes de Matrizes Africanas e sua Relacao com a Morte e o Luto, SARA DA CONCEICAO SOARES BARBOSA DE OLIVEIRA
  • 2023, Tese Doutorado Teatro das Oprimidas na Baixada Fluminense: letramento de uma pesquisa-ação artivista em espaços educacionais não formais, Carolina Angelica Ferreira Netto
  • 2023, Monografia de Especialização A Cultura Afro-brasileira na Alfabetização, na Leitura, na Escrita, na Roda de Conversa e na Vida, Clarissa Caleia Bernardo
  • 2023, Monografia de Graduação Empretecendo o mercado editorial brasileiro. Maria mazarello e a editora mazza. , AMANDA ROSA GODINHO
  • 2023, Monografia de Especialização Símbolos Adinkra: caminhos brincastes de aprendizagem na educação infantil com a cultura africana, Rosângela Maria Pacheco Chuab
  • 2023, Dissertação de Mestrado Racismo Estrutural e os Reflexos Educacionais na Cidade de Bananal - SP, Cristiano Calil da Costa Alves
  • 2023, Monografia de Especialização Desenvolvimento de Competências em Gestão de Pessoas no Ambiente Organizacional, Graziane Prado de Oliveira
  • 2023, Monografia de Especialização Mudanças Disruptivas no Eixo Tecnológico, Welington Julio Dias Rodrigues
  • 2023, Monografia de Especialização O Nivelamento de Conteúdos Introdutórios no Aprendizado de Jovens e Adultos na Educação Técnica do Curso de Refrigeração e Climatização como Proposta de Intervenção, Diego Almeida Ribeiro
  • 2023, Monografia de Especialização "Produção Artesanal com Origem no Fruto da Goiaba": o doce sabor do saber, Wesiliane Silva do Nascimento
  • 2023, Dissertação de Mestrado "Escreve(vivências) de Professoras Negras da Educação Infantil", Renata Ruth Bastos Oliveira
  • 2023, Qualificação de Mestrado A Literatura Afro-brasileira no PROEJA para a Promoção de uma Sociedade Antirracista, Fernanda da Conceição de Queiroz dos Santos
  • 2023, Dissertação de Mestrado Branquitude e Racismo na Educação: narrativas e memórias docentes, Pâmela Cristina Tavares
  • 2023, Monografia de Graduação O Uso da Literatura Negro-brasileira e Identidade Negra na Educação Infantil, Patrícia Ilana da Silva Dantas
  • 2023, Monografia de Graduação Brincando de Calunga na Sombra do Baobá: o desenvolvimento de práticas pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros, Igor Gomes da Costa
  • 2023, Dissertação de Mestrado Professores(as) Brancos(as), Escola e Antirracismo: uma análise discursiva dos tipos de branquitude, Andressa Abraão Costa
  • 2023, Qualificação de Mestrado Processos Formativos Antirracistas na Educação Superior: uma análise a partir da experiência do coletivo NEGRAS na UFERSA, Ana Kelly dos Reis Nonato
  • 2023, Qualificação de Mestrado O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no Colégio Pedro II e o re (ingresso) dos indivíduos no mundo do trabalho, Andréa Karla Wanderley Chianello
  • 2023, Monografia de Graduação Resistência Artística Preta: as diversas narrativas do negro nas artes, Yasmin Ferreira da Silva
  • 2023, Tese Doutorado "ADUNIYA SÒ DIAGNI" Propostas para a Descolonização Didática no 1º Ano do Ensino Médio: um sentido para a origem do mundo e da vida a partir da astronomia Dogon, Rosiléia Santana da Silva
  • 2023, Dissertação de Mestrado Memórias de Vivências: meu encontro entre tempos e saberes no terreiro Ilê Àsé Omode Titânio na Baixada Fluminense, Monique Rodrigues da Silva
  • 2022, Qualificação de Doutorado "O Couro Comeu na Casa de Noca": saberes e cuidados como ferramenta de luta pela sobrevivência de si e da outra, Alessandra Pereira
  • 2022, Monografia de Graduação Educação antirracista, escolas municipais e a lei10.639/2003: um olhar sobre o projeto político pedagógico, Emily Gabriele Silva de Medeiros
  • 2022, Monografia de Graduação Brincando de Mamulengo na Sombra do Baobá: o desenvolvimento de práticas pedagógicas a partir dos Valores Civilizatórios Afro-brasileiros, Igor Gomes da Costa
  • 2022, Monografia de Graduação Perspectiva antirracista na formação de professores e suas implicações na prática profissional, Débora Silva de Azevedo
  • 2022, Monografia de Graduação Ludicidade e aplicação da Lei nº 10.639/2003, Natália de Araújo Lopes
  • 2022, Monografia de Graduação Racismo e reprodução curricular, Allison Allan Dantas Oliveira
  • 2022, Monografia de Graduação Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA): o caso da Escola Municipal Professora Inah de Medeiros Dantas na cidade de Caicó/RN, Elianete Maria Medeiros de Souza
  • 2022, Monografia de Graduação Literatura afro-brasileira na infância: possibilidades motivacionais, Patrícia Ilana da Silva Dantas
  • 2022, Qualificação de Mestrado Branquidade, Racismo e Antirracismo na Educação: Identidades e Pertencimentos na Rede Pública de São Gonçalo, Pâmela Cristina Tavares
  • 2022, Monografia de Graduação O lugar de fala da criança negra a partir do livro didático, Ana Santana Silva de Brito
  • 2022, Monografia de Graduação Possíveis causas da evasão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas de Caicó/RN, Tiago Talysson Dantas Cavalcante
  • 2022, Qualificação de Doutorado A DUNIYA SÒ DIAGNI - propostas para a descolonização do didático no ensino de história, ciências da natureza e matemática no 1º ano do ensino médio: um sentido para a origem do mundo e da vida a partir da astronomia dogon, Rosiléia Santana da Silva
  • 2022, Monografia de Graduação Racismo: uma construção social, história e geográfica - práticas educomunicativas no currículo escolar, Allison Allan Dantas Oliveira
  • 2021, Monografia de Especialização "Vivemos para o estudo?" - Dinâmicas de acolhimento e exclusão no Colégio Pedro II, Diego da Costa Nakamura Vivas
  • 2021, Monografia de Especialização Práticas didático-pedagógicas do professor com foco na aprendizagem os alunos com transtorno global do desenvolvimento, Maria das Graças Cavalcante de Melo Feitoza
  • 2021, Monografia de Especialização Práticas didático-pedagógicas do professor com foco na aprendizagem dos alunos com transtorno global do desenvolvimento, Maria das Graças Cavalcante de Melo Feitoza
  • 2021, Monografia de Especialização Alfabetização de alunos com paralisia cerebral, Maria dos Prazeres Trindade
  • 2021, Monografia de Especialização Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: os benefícios da aprendizagem significativa, Maria das Neves da Silva Ferreira
  • 2021, Monografia de Especialização Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: os benefícios da aprendizagem significativa, Maria das Neves da Silva Ferreira
  • 2021, Monografia de Especialização Alfabetização de alunos com paralisia cerebral, Maria dos Prazeres Trindade
  • 2021, Monografia de Especialização Uma proposta de intervenção a partir da reflexão dos docentes sobre alunos com deficiência no ambiente escolar, Rita Veronique Martins da Silva
  • 2021, Monografia de Especialização Uma proposta de trabalho com o uso de tecnologias na educação especial, Rita de Cássia Liduina Honorato de Andrade
  • 2021, Monografia de Especialização Uma proposta de trabalho com o uso de tecnologias na educação especial, Rita de Cássia Liduína Honorato de Andrade
  • 2021, Monografia de Especialização Inclusão de alunos com transtorno de espectro autista no ensino de matemática, Rosália Gomes da Silva
  • 2021, Monografia de Especialização Síndrome de Down e o uso de jogos digitais no ensino de matemática: reflexões de uma prática, Edvanilson Santos de Oliveira
  • 2021, Monografia de Especialização Síndrome de Down e o uso de jogos digitais no ensino de matemática: reflexões de uma prática, Edvanilson Santos de Oliveira
  • 2021, Monografia de Especialização A democratização da educação inclusiva: informações e esclarecimentos para a comunidade escolar, Andressa Paulo de Araújo
  • 2021, Monografia de Graduação Ludicidade Formadora: a importância dos Valores Civilizatórios Afro-brasileiros na literatura infantil, Jéssica Barbosa de Lima e Silva
  • 2021, Monografia de Especialização A democratização da educação inclusiva: informações e esclarecimentos para a comunidade escolar, Andressa Paulo de Araújo
  • 2021, Monografia de Especialização A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil, Gildene Aparecida Oliveira Reis, Gislene Aparecida de Azevedo
  • 2021, Monografia de Especialização Inclusão na Educação: uma revisão bibliográfica, Márcia Aparecida Paixão Lima
  • 2021, Monografia de Especialização O lúdico como possível subsídio de atenuação da indisciplina nos anos iniciais: jogos e brincadeiras, Alessandra de Paula Oliveira e Alixandrina Sibeli Vieira Macedo
  • 2021, Monografia de Especialização Práticas avaliativas e tendências pedagógicas: relações e implicações, Roberta Magda da Silva Barros
  • 2021, Monografia de Especialização A Avaliação nas Tendências Tradicionais e Libertadora, Poliana de Souza Correa, Vanilda Dos Santos Lima, Vivian Macedo Silva
  • 2021, Monografia de Especialização A importância da relação entre família e escola para a formação do aluno em tempos de pandemia da Covid-19, Isabel Cristina Batista Santos
  • 2021, Monografia de Especialização Os benefícios do planejamento para o êxito escolar, Alessandra dos Santos Generoso, Eliza da Conceição Silva Cruz e Inácia Terezinha Ferreira
  • 2021, Monografia de Especialização Pedagogia histórico-crítica: contribuições para o entendimento e reflexão sobre a democratização da escola pública, Rodrigo Souza Soares da Costa e Liliane Cláudia Coelho
  • 2021, Monografia de Especialização Um diálogo sobre o currículo à luz da pedagogia histórico-crítica, Jaqueline de Jesus Gonçalves de Almeida e Maria Rosélia de Azevedo
  • 2021, Monografia de Especialização A Dualidade do Programa de Residência Pedagógica: uma revisão de literatura, Bruno Macedo Souza, Kalinca Pena Gomes
  • 2021, Monografia de Especialização Alfaletrar na Educação Infantil Através do Lúdico no Ensino Remoto, Adriana Regina de Almeida, Claudiene Flávia de Almeida Santos Silva, Matildes Severino Oliveira
  • 2021, Monografia de Especialização A Relação Professor-Aluno nas Práticas Pedagógicas: discussão sobre os processos ensino-aprendizagem nos períodos Brasil Colônia, Segunda e Sexta República, Eunice Brandão, Simone Maria da Silva
  • 2021, Monografia de Especialização História da Educaçõ no Brasil: tendências pedagógicas tradicional e renovada, Ione Menezes Silva Paulino, Cláudio Ramos Lopes e Luciene Alves Ribeiro
  • 2021, Monografia de Especialização Desafios de Alunos da Terceira Idade na Educação de Jovens e Adultos, Donizete de Fátima Carvalho
  • 2021, Monografia de Especialização Inclusão Digital no Ensino da EJA, Tamyris Caroline Alves Silva Matos
  • 2021, Monografia de Especialização Desafios na Educação de Jovens e Adultos em Tempos de Pandemia, Alfredo Izídio Alves Lopes, Janice Rodrigues Cardoso
  • 2021, Monografia de Especialização O papel educador das ekedjis no terreiro de candomblá, Mariana de Montreuil Trotta
  • 2021, Monografia de Especialização "Tias Donas da Memória": a importância das mulheres da Pequena África para a sociedade carioca do século XX, Thays Felipe Lemos
  • 2021, Monografia de Especialização "Tias Donas da Memória": a importância das mulheres da Pequena África para a sociedade carioca do século XX, Thays Felipe Lemos
  • 2021, Monografia de Especialização O papel educador das Ekedjis no terreiro de candomblé, Mariana Montreuil Trotta
  • 2021, Monografia de Graduação A Importância do Reforço Escolar para o Processo de Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e Escrita dos Alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Eliene Roberto Limeira
  • 2021, Dissertação de Mestrado Comunidade Quilombola da Ilha da Marambaia: educação, ancestralidade e decolonialidade, Renan Mota Silva
  • 2021, Monografia de Especialização Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências: estudo de caso de um curso de formação de professores, Ana Lúcia Nunes de Sousa
  • 2021, Monografia de Especialização Relações Étnico-raciais no Ensino de Ciências: percepções de professores sobre questões raciais, Ana Lúcia Nunes de Souza
  • 2021, Monografia de Graduação Metodologias Inclusivas para Libras: propostas de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental, Luciana Bezerra Alves
  • 2021, Monografia de Graduação Sistemas Didáticos Desenvolvimentais e o Ensino de Ciências: uma proposta para ensinar o conteúdo de plantas de acordo com o modelo Galperin-Talízina, Maria Luiza da Costa Ferreira
  • 2021, Qualificação de Mestrado Saberes Encantados: um estudo sobre as identidades e subjetividades negro-africanas e afroameríndias no Terreiro Ilè Asé Omode Titán, Monique Rodrigues da Silva
  • 2021, Monografia de Especialização Artes Visuais e Identidade Negra: educação antirracista no processo de fprmação das adolescentes negras do Ensino Fundamental, Stephanie Maria Magalhães de Aguiar
  • 2021, Qualificação de Mestrado Práticas Educativas Antirracistas numa Perspectiva Decolonial Emancipatória, Jéssica Gonçalves de Brito Fernandes Zandomeneghi
  • 2021, Monografia de Especialização "Literetura": literatura infantil afro-brasileira na perpspectiva pós-crítica de currículo, Nayara Batista da Cruz
  • 2021, Monografia de Especialização "Literetura": Literatura Infantil Afro-brasileira na Perspectiva Pós-crítica de Currículo, Nayara Batista da Cruz
  • 2021, Monografia de Especialização Relações étnicorraciais e perspectivas para a promoção da igualdade de gênero e raça na educação básica, Flávia Helena Santos da Silva
  • 2021, Qualificação de Doutorado Discursos acerca do lugar social de uma neguinha, Lilian do Carmo de Oliveira Cunha
  • 2021, Monografia de Especialização A Arte como Voz para os Silêncios: território, ensino de Artes Visuais, caminhos para o protagonismo da juventude negra, Flavia de Souza Barreto
  • 2020, Dissertação de Mestrado A formação do Coletivo Nuvem Negra e a luta dos Coletivos Negros Universitários no espaço acadêmico, Esteban Cipriano Costa Lopez
  • 2020, Monografia de Especialização Instituto Hoju: uma experiência autônoma, policêntrica e afrodiaspórica de ensinar História da África, Alice da Silva Vitória
  • 2019, Monografia de Especialização Coletivo Agbalá: desafio e possibilidades no enfrentamento do racismo na escola, Luan Ribeiro da Silva
  • 2019, Monografia de Especialização Panorama das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa ou Afro-brasileiras nos Vestibulares da Uerj, Uff e no Enem (2006-2017), Thais Silveira Cardias
  • 2019, Monografia de Especialização A invisibilidade de personagens negros nos desenhos infantis e o impacto na formação da identidade das crianças negras, Luciana Pinto Salaberga
  • 2018, Monografia de Especialização Mulheres Negras no Ensino de História: transgressão e valores civilizatórios afro-brasileiros na sala de aula, Beatrice Rossotti
  • 2018, Monografia de Especialização Conheça seu Irmão: religiosidades de matrizes africanas no discurso escolar, Rachel Romano dos Santos
  • 2018, Monografia de Especialização Mulheres Negras e Protagonistas de suas Histórias: o cinema como forma de resistência a partir dos anos 2000, Mariana Franco Lopes
  • 2017, Monografia de Graduação Rodas de Conversa em Espaços Não Formais: a química do cabelo e o empoderamento negro no ensino de química, Cristiane Aparecida Fernandes de Jesus
  • 2016, Dissertação de Mestrado Gestão da informação no Colégio Pedro II: estudo de caso através da percepção do usuário, Vania Lacerda de Sá Teles
  • 2016, Dissertação de Mestrado Avaliação do modelo de gestão participativa em um campus escolar, Nívea Maria Alves da Silva

Prêmios Recebidos (1)

  • 2015, 10ª Ed. Construindo a Igualdade de Gênero - ONU/MULHERES, CNPQ/MEC/MINC, Nacional

Bolsas Obtidas (2)

  • OUTRA, , 10/2024 , 09/2026 ,
  • DESENVOLVIMENTO REGIONAL, , 12/2021 , 03/2025 ,

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (15)

  • 2023,Consultor ad hoc de anais de evento, Rio de Janeiro, Regional, V COPENE SUDESTE
  • 2021,Consultor ad hoc de anais de evento, UNICAMP, Nacional, ABPN / UNICAMP
  • 2019,Consultor ad hoc de anais de evento, ABPN / UFES, Nacional, III COPENE SUDESTE
  • 2018,Consultor ad hoc de anais de evento, Instituto Federal de Brasília, Nacional, SERNEGRA 2018
  • 2018,Consultor ad hoc de anais de evento, UFJF, Nacional, II COPENE SUDESTE
  • 2017,Consultor ad hoc de anais de evento, ABPN / Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Nacional, IX COPENE
  • 2016,Consultor ad hoc de anais de evento, Instituto Federal de Brasília, Nacional, Pró-reitoria de Extensão - IFB
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, Instituto Federal de Brasília, Nacional, Pró-reitoria de Extensão - IFB
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, Colégio Pedro II - Centro, Local, PROPGPEC/CPII
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, Colégio Pedro II - Campus Humaitá, Local, Pró-reitoria de Extensão - CPII
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Instituto Multidisciplinar (IM) - Leafro/UFRRJ, Regional, I COPENE SUDESTE
  • 2015,Responsavel pela Organização de Evento, Instituto Multidisciplinar (IM) - Leafro/UFRRJ, Regional, I COPENE SUDESTE
  • 2015,Responsavel pela Organização de Evento, Colégio Pedro II, Regional, REDEH - Fundação Banco do Brasil / Pró-reitoria de Extensão - CPII
  • 2014,Responsavel pela Organização de Evento, Colégio Pedro II, Regional, Pró-reitoria de Extensão - CPII
  • 2014,Responsavel pela Organização de Evento, Colégio Pedro II, Regional, Pró-reitoria de Extensão - CPII

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (1)

  • 2017, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, Socio Efetivo

Trabalho de Fim de Curso(18)

  • Mulheres Negras no Ensino de História - transgressão e valores civilizatórios afro-brasileiros em sala de aula, Beatrice Rossotti, 04/2018
  • Conheça seu Irmão: religiosidades de matrizes africanas no discurso escolar, Rachel Romano dos Santos, 03/2018
  • O papel educador das ekedjis no terreiro de candomblé, Mariana de Montreuil Trotta, 10/2021
  • Relações Étnico-raciais no Ensino de Ciências: percepções de professores sobre questões raciais, Ana Lúcia Nunes de Sousa, 09/2021
  • LITERETURA: literatura infantil afro-brasileira na perspectiva pós-crítica de currículo, Nayara Batista da Cruz, 05/2021
  • "Tias Donas da Memória": a importância das mulheres da Pequena África para a sociedade carioca do século XX, Thays Felipe Lemos, 10/2021
  • O papel do pedagogo na construção da identidade da criança negra na educação infantil, Mariana Araújo Ossimo, 06/2024
  • Contribuições da ação docente para implementação de um currículo antirracista: relato de experiência nas séries iniciais do ensino fundamental, Isadora Alves Gomes, 05/2022
  • Educação Infantil e Relações Raciais: uma proposta transgressora, Amanda Izaías da Silva, 05/2022
  • "Do Orun à Sala dos Professores": a narrativa dos orixás como ferramenta na formação docente antirracista, Viviane Penha Prado dos Santos, 06/2022
  • "Posso mexer no seu cabelo? Ele é fofinho!": caminhos e narrativas de uma professora negra atuando em uma escola da Zona Sul do Rio de Janeiro, Thaianne Barbosa Moreira, 05/2022
  • A Educação Escolar Quilombola como Aliada no Processo de Construção da Identidade, ANA LUÍSA DOS SANTOS LUZ , 12/2024
  • Uma análise acerca das barreiras que mulheres negras periféricas precisam transpor para obter a graduação, SUELLEN CARVALHO DUQUE , 12/2024
  • Reflexões iniciais sobre o papel do "rap" na sala de aula em diálogo com a Lei 10.639/03, Gabriela Ramos Vieira da Cunha, 06/2022
  • Povos de Religiões de Matrizes Africanas e sua Relação com a Morte e com o Luto, SARA DA CONCEIÇÃO SOARES BARBOSA DE OLIVEIRA , 12/2024
  • Apagamento da História e da Cultura Afro-brasileira desde os Primeiros Anos de Ensino: a herança eurocentrista e seus impactos em crianças negras, CAROLINA RODRIGUES DE OLIVEIRA , 12/2024
  • "GERER TÁ ON!" - Rede Municipal do Rio em uma prática de educação antirracista, Simone Cardozo Vital da Silva, 12/2023
  • Literatura, Identidade Racial e a Lei 10639/2003, DARA RAMOS BARROS , 07/2024

Orientações de Pós-Graduação (4)

  • Mestrado Profissional, DOUGLAS LUCAS, 03/2024 - 07/2025 , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, NILSON DOS SANTOS CARNEIRO, 03/2024 - 12/2025 , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, ANDERSON LUIZ PEREIRA DE OLIVEIRA, 03/2024 - 12/2025 , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, MÔNICA MEIRELES NOGUEIRA PARIZ, 03/2024 - 07/2025 , Orientação em Andamento

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r8