UFRRJ › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Seropédica, 04 de Setembro de 2025

adriana tavares mauricio lessa

DeptLCS - DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Produção Intelectual

Artigos (23)

  • 2025, Adriana Tavares Maurício Lessa, HERMONT, ARABIE BEZRI, BARROS, EV?ÂNGELA BATISTA RODRIGUES DE , (In)competência linguística e o ensino de pontuação, ISSN: 24470686
  • 2024, Adriana Tavares Maurício Lessa, MASSUNO, TATIANA , ECOLOGIZING NEURODIVERSITY, ISSN: 22362592
  • 2024, Adriana Tavares Maurício Lessa, Lucas Costa , 'Black is king': língua e identidade no uso do AAVE por Beyoncé, ISSN: 19848412
  • 2023, Cristiane Silva dos Santos, Adriana Tavares Maurício Lessa , O mapa mental como metodologia ativa no ensino de leitura, ISSN: 23583428
  • 2023, Adriana Tavares Maurício Lessa, Cristiane Silva dos Santos , O mapa mental como metodologia ativa no ensino de leitura, ISSN: 23583428
  • 2021, Adriana Tavares Maurício Lessa, Maria das Graças de Santana Salgado , O Discurso da Dor Feminina Invisível: um Estudo de Caso sobre Evelyn Scott no Exílio Brasileiro, em Escapada, ISSN: 24480819
  • 2021, Adriana Tavares Maurício Lessa, Marcelo de Melo Soares , ENSINO DE GRAMÁTICA E METALINGUAGEM: UMA REVISÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS À PERSPECTIVA DA METACOGNIÇÃO, ISSN: 23172215
  • 2021, Adriana Lessa; Marcelo de Melo Soares , ENSINO DE GRAMÁTICA E METALINGUAGEM: UMA REVISÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS À PERSPECTIVA DA METACOGNIÇÃO, ISSN:
  • 2021, Adriana Lessa; Maria das Graças Salgado , O Discurso da Dor Feminina Invisível: um Estudo de Caso sobre Evelyn Scott no Exílio Brasileiro, em Escapada, ISSN:
  • 2020, Adriana Tavares Maurício Lessa, Leonardo Cabral , A competição entre Simple Past e Present Perfect no inglês estadunidense: um estudo de caso sobre o perfect resultativo forte, ISSN: 23583428
  • 2020, Fernanda Tavares Cabral, Adriana Tavares Maurício Lessa , CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING TOWARD PROFICIENCY: AN ANALYSIS OF ITS POTENTIAL IN A PUBLIC BILINGUAL EDUCATION PROGRAMME IN RIO DE JANEIRO, ISSN: 23581409
  • 2020, Adriana Tavares Maurício Lessa, Carla da Glória Corrêa Senra , O ensino da organização lógica da narrativa: uma comparação entre conto de fadas e notícia, ISSN: 25255940
  • 2020, Adriana Tavares Maurício Lessa, RODRIGUES, MAGDA DO NASCIMENTO , A influência da oralidade na produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental: uma discussão sobre possíveis práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento metassintático, ISSN: 21761485
  • 2020, Fernanda Cabral; Adriana Lessa , CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING TOWARD PROFICIENCY: AN ANALYSIS OF ITS POTENTIAL IN A PUBLIC BILINGUAL EDUCATION PROGRAMME IN RIO DE JANEIRO, ISSN:
  • 2020, Adriana Lessa; Leonardo Cabral , A competição entre Simple Past e Present Perfect no inglês estadunidense: um estudo de caso sobre o perfect resultativo forte, ISSN:
  • 2020, Adriana Lessa; Carla da Glória Senra , O ensino da organização lógica da narrativa: uma comparação entre conto de fadas e notícia, ISSN:
  • 2020, Magda Rodrigues; Adriana Lessa , A influência da oralidade na produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental: uma discussão sobre possíveis práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento metassintático, ISSN:
  • 2019, Adriana Tavares Maurício Lessa, SALGADO, MARIA DAS GRAÇAS , Aspect in the English language: a comparative analysis of form and meaning in traditional descriptive grammars, ISSN: 1678460X
  • 2019, Adriana Tavares Maurício Lessa, Maria das Graças de Santana Salgado , Aspect in the English language: a comparative analysis of form and meaning in traditional descriptive grammars, ISSN: 1678460X
  • 2019, Adriana Tavares Maurício Lessa , A hipótese da primazia do aspecto e telicidade: um estudo de caso duplo, ISSN: 19844301
  • 2019, Adriana Lessa; Maria das Graças Salgado , Aspect in the English language: a comparative analysis of form and meaning in traditional descriptive grammars, ISSN:
  • 2019, Adriana Lessa , A hipótese da primazia do aspecto e telicidade: um estudo de caso duplo, ISSN:
  • 2017, Adriana Tavares Maurício Lessa , A Consolidação da Revolução Cognitiva e a Linguística: uma breve análise das contribuições de estudos empíricos com indivíduos acometidos por patologias da linguagem, ISSN: 25255940

Capítulos de Livros (2)

  • 2022, INTRODUÇÃO À ESCRITA ARGUMENTATIVA: UMA PROPOSTA EM BUSCA DO REPOSICIONAMENTO METACOGNITIVO DO SUJEITO-APRENDIZ, Escrever para Convencer: Teorias e Práticas sobre Argumentação, Suelen Anversa; Adriana Lessa
  • 2022, Afasias, Linguística para Fonoaudiologia: Interdisciplinaridade aplicada, Adriana Tavares Maurício Lessa; Arabie Bezri Hermont; Maria Isabel D'Ávila Freitas

Participações em Bancas de Cursos (40)

  • 2023, Monografia de Graduação UMA REVISAO SISTEMATICA DOS EFEITOS COGNITIVOS DO BILINGUISMO EM INDIVIDUOS COM TEA, NICOLE BENAVENUTO DA SILVA
  • 2023, Tese Doutorado Comprometimento aspectual na doença de Alzheimer: uma análise à luz da hierarquia sintática universal, Adriana Leitão Martins, Aquiles Tescari Neto, Marije Soto, Alessandro Boechat de Medeiros, Adriana Tavares Maurício Lessa
  • 2023, Tese Doutorado A ESTRUTURA INTERNA DAS NOMINALIZAÇÕES EM –ÇÃO E –MENTO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO, Maria Cristina Vieira de Figueiredo Silva, Ana Paula Scher, Paula Roberta Gabbai Armelin, Natival Almeida Simões Neto, Adriana Tavares Maurício Lessa
  • 2022, Dissertação de Mestrado DIALOGOS ESPISTEMOLOGICOS: OS CURRICULOS NA FORMACAO INICIAL DO PROFESSOR DE INGLES NO RIO DE JANEIRO, ISABELLA MOREIRA BARROS COSTA
  • 2022, Monografia de Graduação O PENSAMENTO ABISSAL E A PERSPECTIVA CULTURAL ANGLOFONA: UMA ANALISE DOS LIVROS DIDATICOS DE LINGUA INGLESA, PEDRO SOUZA AZEREDO
  • 2022, Qualificação de Mestrado Perifrase verbal do futuro de posteridade (IR+INFINITIVO): Uma proposta de aprendizagem colaborativa para o 6º ano do ensino Fundamental, ALAIN FERREIRA DE LUCAS
  • 2021, Monografia de Graduação “FACO QUESTAO DE OLHAR DIRETAMENTE PARA TODOS OS HOMENS”: OS DESAFIOS DE EVELYN SCOTT NA SOCIEDADE BRASILEIRA DO INICIO DO SECULO XX, THAIS CARDOSO DE ASSIS SANTOS
  • 2021, Monografia de Graduação (META)COGNITIVE DEVELOPMENT AND BILINGUAL EDUCATION IN A PUBLIC SCHOOL IN BRAZIL , BEATRIZ MACHADO AVILA
  • 2021, Monografia de Graduação BLACK IS KING: AN ANALYSIS OF LANGUAGE AND IDENTITY THROUGH THE USE OF AAVE IN BEYONCE’S LYRICS, LUCAS CORDEIRO DO VALLE COSTA
  • 2021, Dissertação de Mestrado O Ensino de Compreensao Leitora no Processo de Alfabetizacao: uma analise da proposta curricular do municipio do Rio de Janeiro com orientacoes pedagogicas sob a perspectiva da metacognicao., PATRICIA LIMA SANTANA
  • 2021, Dissertação de Mestrado O RECONHECIMENTO DE INFORMACOES PRINCIPAIS E SECUNDARIAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISE E PROPOSTA PEDAGOGICA METACOGNITIVISTA , ANA PAULA FERREIRA DE MEDEIROS CARRETIERO
  • 2021, Dissertação de Mestrado Crencas e a Producao Textual: Uma Proposta Pedagogica de Introducao a Escrita Argumentativa a partir do Reposicionamento Metacognitivo do Sujeito-aprendiz., SUELEN DE MATOS ANVERSA
  • 2021, Dissertação de Mestrado Leitura de textos literarios e midiaticos como caminho para reconhecimento do papel social atribuido a mulher e empoderamento feminino "Foi tanto sim, que agora digo nao!”, LARIZE PEREIRA LOPES
  • 2021, Dissertação de Mestrado O MAPA MENTAL COMO RECURSO PROMOTOR DE ESTRATEGIAS DE LEITURA: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA METACOGNITIVISTA PARA ESTUDANTES EM CORRECAO DE FLUXO, CRISTIANE SILVA DOS SANTOS
  • 2021, Monografia de Graduação A RUA NA CASA: CHOQUE DE CULTURA EM ESCAPADA, DE EVELYN SCOTT, MICHELLE DE OLIVEIRA ROSA
  • 2021, Monografia de Graduação BLACK IS KING: AN ANALYSIS OF LANGUAGE AS IDENTITY THROUGH CODE-SWITCHING IN BEYONCE’S LYRICS, LUCAS CORDEIRO DO VALLE COSTA
  • 2021, Dissertação de Mestrado Leitura de minicontos: o trabalho com inferencias de alto nivel na sala de aula, LUCINÉIA DOS SANTOS SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado ESTUDO DE TEXTOS LITERARIOS E MIDIATICOS NA CONSTRUCAO DO EMPODERAMENTO FEMININO E DA FUNCAO SOCIAL DA MULHER "(...) foi tanto sim, que agora digo nao! (...)”, LARIZE PEREIRA LOPES
  • 2020, Dissertação de Mestrado A METACOGNICAO DO ARGUMENTAR: UMA PROPOSTA DIDATICA INTRODUTORIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL PELA PRODUCAO DE RESENHAS CRITICAS DE FILME, MARCELO DE MELO SOARES
  • 2020, Qualificação de Mestrado A COMPREENSAO LEITORA NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: ANALISE E PROPOSTA METACOGNITIVISTA PARA O ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS, PATRICIA LIMA SANTANA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Crencas e a producao textual: uma proposta pedagogica de introducao a escrita argumentativa a partir do reposicionamento metacognitivo do sujeito-aprendiz, SUELEN DE MATOS ANVERSA
  • 2020, Dissertação de Mestrado CONSCIENCIA METASSINTATICA E APRIMORAMENTO DE PRODUCAO ESCRITA: PROPOSTA PEDAGOGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II , MAGDA DO NASCIMENTO RODRIGUES
  • 2020, Qualificação de Mestrado O reconhecimento de informacoes principais e secundarias por alunos do Ensino Fundamental: analise e proposta pedagogica metacognitivista., ANA PAULA FERREIRA DE MEDEIROS CARRETIERO
  • 2020, Qualificação de Mestrado O MAPA MENTAL COMO ESTRATEGIA DE LEITURA: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA METACOGNITIVISTA PARA ALUNOS EM CORRECAO DE FLUXO, CRISTIANE SILVA DOS SANTOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado A LEITURA EM VOZ ALTA COMO ESTRATEGIA METACOGNITIVA REGULADORA DA COMPREENSAO LEITORA: ANALISE E APLICACOES PARA O ENSINO DE LEITURA , SIMONE OLIVEIRA DO VAL
  • 2020, Dissertação de Mestrado Variacao no emprego de oracoes relativas em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagogica, NATALIA PINESCHI MOTA FARIA
  • 2019, Monografia de Graduação CAOTICO E COMPLEXO: O ENSINO DE INGLES PARA FINS ESPECIFICOS E O PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRA, LEONARDO CABRAL
  • 2019, Qualificação de Mestrado A Aprendizagem Leitora no Ensino Fundamental pela Pratica da Leitura em voz alta, SIMONE OLIVEIRA DO VAL
  • 2019, Qualificação de Mestrado RELACOES DE CAUSALIDADE NO ESTABELECIMENTO DAARGUMENTACAO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM METACOGNITIVADO ENSINO DE PRODUCAO TEXTUAL PARA ALUNOS NO ENSINOFUNDAMENTAL., MARCELO DE MELO SOARES
  • 2019, Qualificação de Mestrado Inferencias de alto nivel e suas relacoes com o conhecimento de mundo na leitura de minicontos, LUCINÉIA DOS SANTOS SILVA
  • 2019, Qualificação de Mestrado Aspectos cognitivos e metacognitivos como suporte a compreensao leitora nos processos de inferenciais de alto nivel e reflexivo global., JOSIANE BASTOS DE SOUZA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Ensino de educacao de jovens e adultos e o letramento para o mundo do trabalho: genero textual curriculum vitae, PRISCILA GOMES ROSAS DE OLIVEIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado Variacao no emprego de oracoes relativas em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagogica, NATALIA PINESCHI MOTA FARIA
  • 2019, Qualificação de Mestrado Consciencia metassintatica e aprimoramento de producao escrita: proposta para ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental II, MAGDA DO NASCIMENTO RODRIGUES
  • 2019, Dissertação de Mestrado DO "ERA UMA VEZ" AO "FIM": UMA ABORDAGEM METACOGNITIVA DA PROGRESSAO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL, CARLA DA GLÓRIA CORRÊA SENRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado A Interpretacao de Metaforas Primarias por Criancas com TEA., ANA PAULA FREITAS ONETY
  • 2018, Qualificação de Mestrado AS (NAO) RELACOES ENTRE GRAMATICA E LEITURA: UMA ANALISE DAS REFLEXOES METALINGUISTICAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NATHÁLIA ROCHA DOS SANTOS
  • 2018, Qualificação de Mestrado DO "ERA UMA VEZ" AO "FIM": UMA ABORDAGEM METACOGNITIVA DA PROGRESSAO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL, CARLA DA GLÓRIA CORRÊA SENRA
  • 2018, Qualificação de Mestrado Ensino de escrita para fins especificos: genero textual curriculum vitae em sala de aula dos alunos da Eja, PRISCILA GOMES ROSAS DE OLIVEIRA
  • 2018, Qualificação de Mestrado A interpretacao de metaforas primarias por criancas com TEA, ANA PAULA FREITAS ONETY

Trabalho de Fim de Curso(5)

  • Ensino de Língua Inglesa no Brasil: Uma análise crítica e comparativa acerca do ensino de língua inglesa em escolas públicas e privadas, EDUARDA SILVA GASPAR GONCALVES , 07/2025
  • Ficção especulativa, racialidade e ecossocialismo em novelas espaciais: alternativas afrofuturistas para sobreviver às ruínas do capitalismo, GABRIELLE REZENDE MUNIZ , 07/2024
  • O MITO DA BARBIE: UMA JORNADA ALÉM DA BARBIELAND PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA MULHER, ANA CAROLINA MEDEIROS DE ALMEIDA , 12/2024
  • FICÇÃO ESPECULATIVA, RACIALIDADE E SUPEREXPLORAÇÃO EM NOVELAS ESPACIAIS: ALTERNATIVAS AFROFUTURISTAS PARA SOBREVIVER ÀS RUÍNAS DO CAPITALISMO, GABRIELLE REZENDE MUNIZ , 12/2024
  • Esperança em meio ao colapso: uma leitura da crise planetária e da construção de futuros possíveis em A Parábola do Semeador, de Octavia E. Butler, LÍVIA DANIEL RIBEIRO SILVÉRIO , 07/2025

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1 v4.17.0_r4