2024, Adriana Tavares Maurício Lessa, Lucas Costa , 'Black is king': língua e identidade no uso do AAVE por Beyoncé, ISSN: 19848412
2023, Cristiane Silva dos Santos, Adriana Tavares Maurício Lessa , O mapa mental como metodologia ativa no ensino de leitura, ISSN: 23583428
2023, Adriana Tavares Maurício Lessa, Cristiane Silva dos Santos , O mapa mental como metodologia ativa no ensino de leitura, ISSN: 23583428
2021, Adriana Tavares Maurício Lessa, Maria das Graças de Santana Salgado , O Discurso da Dor Feminina Invisível: um Estudo de Caso sobre Evelyn Scott no Exílio Brasileiro, em Escapada, ISSN: 24480819
2021, Adriana Tavares Maurício Lessa, Marcelo de Melo Soares , ENSINO DE GRAMÁTICA E METALINGUAGEM: UMA REVISÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS À PERSPECTIVA DA METACOGNIÇÃO, ISSN: 23172215
2021, Adriana Lessa; Marcelo de Melo Soares , ENSINO DE GRAMÁTICA E METALINGUAGEM: UMA REVISÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS À PERSPECTIVA DA METACOGNIÇÃO, ISSN:
2021, Adriana Lessa; Maria das Graças Salgado , O Discurso da Dor Feminina Invisível: um Estudo de Caso sobre Evelyn Scott no Exílio Brasileiro, em Escapada, ISSN:
2020, Adriana Tavares Maurício Lessa, Leonardo Cabral , A competição entre Simple Past e Present Perfect no inglês estadunidense: um estudo de caso sobre o perfect resultativo forte, ISSN: 23583428
2020, Fernanda Tavares Cabral, Adriana Tavares Maurício Lessa , CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING TOWARD PROFICIENCY: AN ANALYSIS OF ITS POTENTIAL IN A PUBLIC BILINGUAL EDUCATION PROGRAMME IN RIO DE JANEIRO, ISSN: 23581409
2020, Adriana Tavares Maurício Lessa, Carla da Glória Corrêa Senra , O ensino da organização lógica da narrativa: uma comparação entre conto de fadas e notícia, ISSN: 25255940
2020, Adriana Tavares Maurício Lessa, RODRIGUES, MAGDA DO NASCIMENTO , A influência da oralidade na produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental: uma discussão sobre possíveis práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento metassintático, ISSN: 21761485
2020, Fernanda Cabral; Adriana Lessa , CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING TOWARD PROFICIENCY: AN ANALYSIS OF ITS POTENTIAL IN A PUBLIC BILINGUAL EDUCATION PROGRAMME IN RIO DE JANEIRO, ISSN:
2020, Adriana Lessa; Leonardo Cabral , A competição entre Simple Past e Present Perfect no inglês estadunidense: um estudo de caso sobre o perfect resultativo forte, ISSN:
2020, Adriana Lessa; Carla da Glória Senra , O ensino da organização lógica da narrativa: uma comparação entre conto de fadas e notícia, ISSN:
2020, Magda Rodrigues; Adriana Lessa , A influência da oralidade na produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental: uma discussão sobre possíveis práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento metassintático, ISSN:
2019, Adriana Tavares Maurício Lessa, SALGADO, MARIA DAS GRAÇAS , Aspect in the English language: a comparative analysis of form and meaning in traditional descriptive grammars, ISSN: 1678460X
2019, Adriana Tavares Maurício Lessa, Maria das Graças de Santana Salgado , Aspect in the English language: a comparative analysis of form and meaning in traditional descriptive grammars, ISSN: 1678460X
2019, Adriana Tavares Maurício Lessa , A hipótese da primazia do aspecto e telicidade: um estudo de caso duplo, ISSN: 19844301
2019, Adriana Lessa; Maria das Graças Salgado , Aspect in the English language: a comparative analysis of form and meaning in traditional descriptive grammars, ISSN:
2019, Adriana Lessa , A hipótese da primazia do aspecto e telicidade: um estudo de caso duplo, ISSN:
2017, Adriana Tavares Maurício Lessa , A Consolidação da Revolução Cognitiva e a Linguística: uma breve análise das contribuições de estudos empíricos com indivíduos acometidos por patologias da linguagem, ISSN: 25255940
Capítulos de Livros (2)
2022, INTRODUÇÃO À ESCRITA ARGUMENTATIVA: UMA PROPOSTA EM BUSCA DO REPOSICIONAMENTO METACOGNITIVO DO SUJEITO-APRENDIZ, Escrever para Convencer: Teorias e Práticas sobre Argumentação, Suelen Anversa; Adriana Lessa
2022, Afasias, Linguística para Fonoaudiologia: Interdisciplinaridade aplicada, Adriana Tavares Maurício Lessa; Arabie Bezri Hermont; Maria Isabel D'Ávila Freitas
Participações em Bancas de Cursos (40)
2023, Monografia de Graduação UMA REVISAO SISTEMATICA DOS EFEITOS COGNITIVOS DO BILINGUISMO EM INDIVIDUOS COM TEA, NICOLE BENAVENUTO DA SILVA
2023, Tese Doutorado Comprometimento aspectual na doença de Alzheimer: uma análise à luz da hierarquia sintática universal, Adriana Leitão Martins, Aquiles Tescari Neto, Marije Soto, Alessandro Boechat de Medeiros, Adriana Tavares Maurício Lessa
2023, Tese Doutorado A ESTRUTURA INTERNA DAS NOMINALIZAÇÕES EM ÇÃO E MENTO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO, Maria Cristina Vieira de Figueiredo Silva, Ana Paula Scher, Paula Roberta Gabbai Armelin, Natival Almeida Simões Neto, Adriana Tavares Maurício Lessa
2022, Dissertação de Mestrado DIALOGOS ESPISTEMOLOGICOS: OS CURRICULOS NA FORMACAO INICIAL DO PROFESSOR DE INGLES NO RIO DE JANEIRO, ISABELLA MOREIRA BARROS COSTA
2022, Monografia de Graduação O PENSAMENTO ABISSAL E A PERSPECTIVA CULTURAL ANGLOFONA: UMA ANALISE DOS LIVROS DIDATICOS DE LINGUA INGLESA, PEDRO SOUZA AZEREDO
2022, Qualificação de Mestrado Perifrase verbal do futuro de posteridade (IR+INFINITIVO): Uma proposta de aprendizagem colaborativa para o 6º ano do ensino Fundamental, ALAIN FERREIRA DE LUCAS
2021, Monografia de Graduação “FACO QUESTAO DE OLHAR DIRETAMENTE PARA TODOS OS HOMENS”: OS DESAFIOS DE EVELYN SCOTT NA SOCIEDADE BRASILEIRA DO INICIO DO SECULO XX, THAIS CARDOSO DE ASSIS SANTOS
2021, Monografia de Graduação
(META)COGNITIVE DEVELOPMENT AND BILINGUAL EDUCATION IN A PUBLIC SCHOOL IN BRAZIL
, BEATRIZ MACHADO AVILA
2021, Monografia de Graduação BLACK IS KING: AN ANALYSIS OF LANGUAGE AND IDENTITY THROUGH THE USE OF AAVE IN BEYONCE’S LYRICS, LUCAS CORDEIRO DO VALLE COSTA
2021, Dissertação de Mestrado O Ensino de Compreensao Leitora no Processo de Alfabetizacao: uma analise da proposta curricular do municipio do Rio de Janeiro com orientacoes pedagogicas sob a perspectiva da metacognicao., PATRICIA LIMA SANTANA
2021, Dissertação de Mestrado O RECONHECIMENTO DE INFORMACOES PRINCIPAIS E SECUNDARIAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISE E PROPOSTA PEDAGOGICA METACOGNITIVISTA , ANA PAULA FERREIRA DE MEDEIROS CARRETIERO
2021, Dissertação de Mestrado Crencas e a Producao Textual: Uma Proposta Pedagogica de Introducao a Escrita Argumentativa a partir do Reposicionamento Metacognitivo do Sujeito-aprendiz., SUELEN DE MATOS ANVERSA
2021, Dissertação de Mestrado Leitura de textos literarios e midiaticos como caminho para reconhecimento do papel social atribuido a mulher e empoderamento feminino
"Foi tanto sim, que agora digo nao!”, LARIZE PEREIRA LOPES
2021, Dissertação de Mestrado O MAPA MENTAL COMO RECURSO PROMOTOR DE ESTRATEGIAS DE LEITURA: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA METACOGNITIVISTA PARA ESTUDANTES EM CORRECAO DE FLUXO, CRISTIANE SILVA DOS SANTOS
2021, Monografia de Graduação A RUA NA CASA: CHOQUE DE CULTURA EM ESCAPADA, DE EVELYN SCOTT, MICHELLE DE OLIVEIRA ROSA
2021, Monografia de Graduação BLACK IS KING: AN ANALYSIS OF LANGUAGE AS IDENTITY THROUGH CODE-SWITCHING IN BEYONCE’S LYRICS, LUCAS CORDEIRO DO VALLE COSTA
2021, Dissertação de Mestrado Leitura de minicontos: o trabalho com inferencias de alto nivel na sala de aula, LUCINÉIA DOS SANTOS SILVA
2021, Qualificação de Mestrado ESTUDO DE TEXTOS LITERARIOS E MIDIATICOS NA CONSTRUCAO DO EMPODERAMENTO FEMININO E DA FUNCAO SOCIAL DA MULHER
"(...) foi tanto sim, que agora digo nao! (...)”, LARIZE PEREIRA LOPES
2020, Dissertação de Mestrado A METACOGNICAO DO ARGUMENTAR: UMA PROPOSTA DIDATICA INTRODUTORIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL PELA PRODUCAO DE RESENHAS CRITICAS DE FILME, MARCELO DE MELO SOARES
2020, Qualificação de Mestrado A COMPREENSAO LEITORA NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: ANALISE E PROPOSTA METACOGNITIVISTA PARA O ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS, PATRICIA LIMA SANTANA
2020, Qualificação de Mestrado Crencas e a producao textual: uma proposta pedagogica de introducao a escrita argumentativa a partir do reposicionamento metacognitivo do sujeito-aprendiz, SUELEN DE MATOS ANVERSA
2020, Dissertação de Mestrado
CONSCIENCIA METASSINTATICA E APRIMORAMENTO DE PRODUCAO ESCRITA: PROPOSTA PEDAGOGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
, MAGDA DO NASCIMENTO RODRIGUES
2020, Qualificação de Mestrado O reconhecimento de informacoes principais e secundarias por alunos do Ensino Fundamental: analise e proposta pedagogica metacognitivista., ANA PAULA FERREIRA DE MEDEIROS CARRETIERO
2020, Qualificação de Mestrado O MAPA MENTAL COMO ESTRATEGIA DE LEITURA: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA METACOGNITIVISTA PARA ALUNOS EM CORRECAO DE FLUXO, CRISTIANE SILVA DOS SANTOS
2020, Dissertação de Mestrado A LEITURA EM VOZ ALTA COMO ESTRATEGIA METACOGNITIVA REGULADORA DA COMPREENSAO LEITORA: ANALISE E APLICACOES PARA O ENSINO DE LEITURA
, SIMONE OLIVEIRA DO VAL
2020, Dissertação de Mestrado Variacao no emprego de oracoes relativas em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagogica, NATALIA PINESCHI MOTA FARIA
2019, Monografia de Graduação CAOTICO E COMPLEXO:
O ENSINO DE INGLES PARA FINS ESPECIFICOS E O PROGRAMA
IDIOMAS SEM FRONTEIRA, LEONARDO CABRAL
2019, Qualificação de Mestrado A Aprendizagem Leitora no Ensino Fundamental pela Pratica da Leitura em voz alta, SIMONE OLIVEIRA DO VAL
2019, Qualificação de Mestrado RELACOES DE CAUSALIDADE NO ESTABELECIMENTO DAARGUMENTACAO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM METACOGNITIVADO ENSINO DE PRODUCAO TEXTUAL PARA ALUNOS NO ENSINOFUNDAMENTAL., MARCELO DE MELO SOARES
2019, Qualificação de Mestrado Inferencias de alto nivel e suas relacoes com o conhecimento de mundo na leitura de minicontos, LUCINÉIA DOS SANTOS SILVA
2019, Qualificação de Mestrado Aspectos cognitivos e metacognitivos como suporte a compreensao leitora nos processos de inferenciais de alto nivel e reflexivo global., JOSIANE BASTOS DE SOUZA
2019, Dissertação de Mestrado Ensino de educacao de jovens e adultos e o letramento para o mundo do trabalho: genero textual curriculum vitae, PRISCILA GOMES ROSAS DE OLIVEIRA
2019, Qualificação de Mestrado Variacao no emprego de oracoes relativas em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagogica, NATALIA PINESCHI MOTA FARIA
2019, Qualificação de Mestrado Consciencia metassintatica e aprimoramento de producao escrita: proposta para ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental II, MAGDA DO NASCIMENTO RODRIGUES
2019, Dissertação de Mestrado DO "ERA UMA VEZ" AO "FIM": UMA ABORDAGEM METACOGNITIVA DA
PROGRESSAO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL, CARLA DA GLÓRIA CORRÊA SENRA
2018, Dissertação de Mestrado A Interpretacao de Metaforas Primarias por Criancas com TEA., ANA PAULA FREITAS ONETY
2018, Qualificação de Mestrado AS (NAO) RELACOES ENTRE GRAMATICA E LEITURA: UMA ANALISE DAS REFLEXOES METALINGUISTICAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NATHÁLIA ROCHA DOS SANTOS
2018, Qualificação de Mestrado DO "ERA UMA VEZ" AO "FIM": UMA ABORDAGEM METACOGNITIVA DA
PROGRESSAO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL, CARLA DA GLÓRIA CORRÊA SENRA
2018, Qualificação de Mestrado Ensino de escrita para fins especificos: genero textual curriculum vitae em sala de aula dos alunos da Eja, PRISCILA GOMES ROSAS DE OLIVEIRA
2018, Qualificação de Mestrado A interpretacao de metaforas primarias por criancas com TEA, ANA PAULA FREITAS ONETY
Trabalho de Fim de Curso(5)
Ensino de Língua Inglesa no Brasil: Uma análise crítica e comparativa acerca do ensino de língua inglesa em escolas públicas e privadas, EDUARDA SILVA GASPAR GONCALVES ,
07/2025
Ficção especulativa, racialidade e ecossocialismo em novelas espaciais: alternativas afrofuturistas para sobreviver às ruínas do capitalismo, GABRIELLE REZENDE MUNIZ ,
07/2024
O MITO DA BARBIE: UMA JORNADA ALÉM DA BARBIELAND PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA MULHER, ANA CAROLINA MEDEIROS DE ALMEIDA ,
12/2024
FICÇÃO ESPECULATIVA, RACIALIDADE E SUPEREXPLORAÇÃO EM NOVELAS ESPACIAIS: ALTERNATIVAS AFROFUTURISTAS PARA SOBREVIVER ÀS RUÍNAS DO CAPITALISMO, GABRIELLE REZENDE MUNIZ ,
12/2024
Esperança em meio ao colapso: uma leitura da crise planetária e da construção de futuros possíveis em A Parábola do Semeador, de Octavia E. Butler, LÍVIA DANIEL RIBEIRO SILVÉRIO ,
07/2025