VERDADEIRO OU FALSO? O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA
ensino de história, letramento histórico, letramento digital, fake news, negacionismo, jogo de verdadeiro ou falso
Partindo da constatação de que existe uma grande quantidade de informações falsas (fake news) e negacionismos em circulação no ambiente digital, ao qual os estudantes em idade escolar têm acesso, esta dissertação visa contribuir para a promoção do letramento histórico, desenvolvendo recursos pedagógicos que estimulem as competências críticas dos discentes. Utilizando recursos comuns à investigação histórica – o trabalho de busca, organização, crítica de informações e contextualização – e construindo um jogo com recursos digitais (formulários), busca-se incentivar o interesse pela história, recuperando o significado dessa velha palavra – investigação – e da operação que permite articular um lugar social de produção do conhecimento, um conjunto de práticas compartilhadas por aqueles que o produzem e seu resultado: um texto ou uma narrativa histórica / historiográfica. Compreende-se que o letramento histórico exige a compreensão do processo de construção do conhecimento histórico, que pode ser ensinado nas escolas, não com o objetivo de formar historiadores, mas de promover a competência da leitura crítica das notícias em circulação.