Os desafios na formação de estudantes trabalhadores no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Educação superior, trabalho, licenciatura, geografia, Instituto Multidisciplinar
O presente trabalho busca versar, analisar e compreender quais são as principais dificuldades encontradas durante o processo formativo pelos alunos trabalhadores do curso de Licenciatura plena em Geografia do Instituto Multidisciplinar/ N.I. da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Enquanto estudante de Graduação desta mesma instituição federal de ensino realizei um caminho formativo que pode ser entendido como de um estudante trabalhador, no qual durante todo meu processo de formação tive que trabalhar para que pudesse me manter como estudante. A partir disso, essa pesquisa começa a tomar forma e surge o seguinte questionamento em minha cabeça: “no que tange educação, trabalho e processo formativo, quais são os principais desafios encontrados pelos estudantes trabalhadores do curso de licenciatura plena em Geografia para conseguirem concluir a graduação?”.
Mediante a tal fato e a necessidade de compreender o histórico desses alunos e do processo formativo; conceituar educação e trabalho; mostrar os diferentes tipos de atividades realizadas por esses estudantes e caracterizá-las; mostrar a importância da educação enquanto caminho emancipador e autônomo para suas vidas; elencar as dificuldades; trazer os distintos perfis desses alunos trabalhadores e as dificuldades para permanecer na universidade.
Desse modo, a busca pela resposta dessa pergunta caminha para ser respondida pelos pontos apresentados, ademais, a compreensão de um aluno trabalhador vem de encontro aos novos estudantes de classes geralmente menos abastadas e que cada vez mais chegam e universidade e se deparam como esta realidade.