DeptLCS - DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO SOCIAL
Produção Intelectual
Artigos (12)
2024, Maria do Rosário da Silva Rôxo , Transitar outros movimentos do aprender no processo de ensino da leitura: reflexões e perspectivas, ISSN: 19805799
2022, Maria do Rosário Rôxo , Tem que ter ódio, irmão. Relações de subjetividade de si para consigo e para com o outro, ISSN: 2237-163x
2022, Maria do Rosario da Silva Roxo , Práticas discursivas em compreensão leitora: construção do significado através da inferência, ISSN: 19825234
2020, Josiane Bastos de Souza
Maria do Rosário Roxo
, Pergunta inferencial e o modo de compreensão leitora no ensino, ISSN:
2019, Adriana Lessa
Maria do Rosário Roxo
, Relações causais na argumentação escrita de alunos brasileiros do Ensino Fundamental, ISSN:
2019, ROXO, Maria do Rosário da Silva
TOSTES, Jéssica Marques da Costa
, Uma reflexão cognitivista sobre as questões sociais no espaço escolar, ISSN:
2019, Maria do Rosário Rôxo , Prefácio , ISSN: 9789897791956
2013, Maria do Rosário da Silva Rôxo , Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas, ISSN: 2316 8838
2011, Maria do Rosário Rôxo , Papeis e condutas no espaço escolar: Identidades em foco, ISSN: 2175-1196
2008, Maria do Rosário Rôxo , O coração da escola: perspectivas interacionais das práticas discursivas, ISSN: 2316 8838
2003, Maria do Rosário Rôxo , As construções clivadas na fala dos políticos: monitoramento de faces, ISSN: 1679-4540
2001, Maria do Rosário Rôxo , A argumentação no cenário jornalístico: a polêmica instaurada, ISSN: 1679-3374
Publicação em Eventos (26)
2023, Danilo da Conceição Pereira Silva, II Seminário Interno do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade, II Seminário Interno do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade, Outros
2022, Maria do Rosário Rôxo, Proponente Leitura de poesia, Sarau de Quinta, Outros
2022, Maria do Rosário da Silva Rôxo, Tem que ter ódio, irmão?: Relações de subjetividade de si para consigo e para com o outro, VII Colóquio Nacional Michel Foucault: a política neoliberal como guerra continuada, Resumo
2022, Maria do Rosário da Silva Rôxo, 'Tem que ter ódio, irmão'. Relações de subjetividade de si para consigo e para com o outro, VII Colóquio Nacional Michel Foucault: a política neoliberal como guerra continuada, Resumo
2022, Maria do Rosário Rôxo, Tem que ter ódio, irmão: Relações de subjetividade de si para consigo e para com o outro, VII Colóquio Nacional Michel Foucault: a política neoliberal como guerra continuada, Resumo
2022, Profa Dra Ana Lúcia Silva e Souza (UFBA), Letramentos de Reexistência: inscrições e práticas engajadas nos usos de linguagem, Aula Magna, Outros
2021, Maria do Rosário Rôxo, LINGUÍSTICA E PRÁTICAS SOCIAIS: um diálogo fundante, Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), Outros
2020, Maria do Rosário Rôxo. Ouvinte, XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, promovida pelo CÍRCULO FLUMINENSE DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS, XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, promovida pelo CÍRCULO FLUMINENSE DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS, Trabalho Completo
2020, Josiane Bastos de Souza, Maria do Rosario da Silva Roxo, Pergunta inferencial e o modo de compreensão leitora no ensino, IV Seminário de Línguas da UFRRJ, Outros
2020, Maria do Rosário Rôxo, Cognição e Linguagem: Ensinar a leitura como prática pedagógica, CICLO DE CURSOS DE EXTENSÃO: LÍNGUA E ENSINO, Outros
2020, Maria do Rosário Rôxo, A linguística que dialoga com as práticas sociais, CICLO DE CURSOS DE EXTENSÃO: LÍNGUA E ENSINO, Outros
2020, Maria do Rosário Rôxo, ConexõesGêneros textuais orais: inovações para o ensino na educação básica, Conexões IELACHS - Gêneros textuais orais: inovações para o ensino na educação básica, Trabalho Completo
2019, Maria do Rosário Rôxo
Adriana Lessa, Comunicação Relações causais na argumentação escrita de alunos brasileiros do Ensino Fundamental, 6ª Conferência Internacional em Gramática & Texto-GRATO, Trabalho Completo
2019, Adriana T. M. Lessa, Maria do Rosário da Silva Rôxo, Relações causais na argumentação escrita de alunos brasileiros do Ensino Fundamental, 6th Internacional Conference on Grammar and text, Resumo
2019, Adriana Lessa; Maria do Rosário Rôxo, Relações causais na argumentação escrita de alunos brasileiros do Ensino Fundamental, 6ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM GRAMÁTICA & TEXTO-GRATO 2019, Outros
2019, Maria do Rosário Rôxo
Adriana Lessa, Minicurso Leitura: desafios do século XXI, IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ Ensino de línguas e inovação: convergências e divergências, Trabalho Completo
2019, Maria do Rosário Rôxo, Comunicação Perguntas de nível inferencial e o modo de compreensão leitora, IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ Ensino de línguas e inovação: convergências e divergências, Trabalho Completo
2019, Maria do Rosário Rôxo, Perguntas de nível inferencial e o modo de compreensão leitora no ensino, IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ: Ensino de Línguas e inovação: convergências e divergências, Outros
2019, Maria do Rosario da Silva Roxo, Jessica Marques da Costa Tostes, Uma reflexão cognitivista sobre as questões sociais no espaço escolar, IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS: Ensino de línguas e inovação: convergências e divergências, Outros
2019, Maria do Rosário Rôxo, Uma reflexão cognitivista sobre as questões sociais no espaço escolar, IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ: Ensino de Línguas e inovação: convergências e divergências, Outros
2019, Maria do Rosário Rôxo, Comunicação Uma reflexão cognitivista sobre as questões sociais no espaço escolar, IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ Ensino de línguas e inovação: convergências e divergências, Trabalho Completo
2019, Maria do Rosário Rôxo, Conferência As bases conceituais dos conectores adverbiais, IV CONECT Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações, Outros
2019, Maria do Rosário Rôxo, Conferência O livro de todos os pecados, percursos de ser eu, Lançamento da obra O livro de todos os pecados, Trabalho Completo
2019, Alves dos Santos, O livro de todos os pecados: percursos do eu, Lançamento da obra ?O livro de todos os pecados?, Outros
2019, Maria do Rosário Roxo, O livro de todos os pecados: percursos do eu, Lançamento da obra O livro de todos os pecados, Alves dos Santos, Outros
2018, Maria do Rosario da Silva Roxo, Compreensão leitora nos textos narrativos do livro didático: níveis cognitivos de leitura, 21o Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada InPLA-PUC-SP, Resumo
Capítulos de Livros (2)
2022, Compreensão leitora com perguntas de nível inferencial: estudo de caso, Língua, discurso e ensino, Josiane Bastos de Souza, Maria do Rosario da Silva Roxo
2022, A linguística que dialoga com as práticas sociais. ?Pobre gosta de ter filhos?: práticas discursivas como interdições, Língua, discurso e ensino, Maria do Rosario da Silva Roxo
Participações em Bancas de Cursos (139)
2023, Dissertação de Mestrado PROPOSTA DE ENSINO DA ARGUMENTACAO NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DOS GENEROS CARTA ABERTA E PODCAST, ANA PAULA DE SIQUEIRA CARVALHO
2023, Dissertação de Mestrado Proposta de ensino da argumentação na Educação de Jovens e Adultos por meio dos gêneros Carta aberta e Podcast, Marli Hermenegilda Pereira, ANA CRISTINA DOS SANTOS MALFACINI, Maria do Rosário da Silva Rôxo
2023, Monografia de Graduação Uma crítica ao cientificismo: O Alienista e sua contribuição ao pensamento antimanicomial, Ariane Alves de Souza
2023, Monografia de Graduação UMA CRITICA AO CIENTIFICISMO: O ALIENISTA E SUA CONTRIBUICAO AO PENSAMENTO ANTIMANICOMIAL., ARIANE ALVES DE SOUZA
2023, Monografia de Graduação Uma crítica ao cientificismo: O Alienista e sua contribuição ao pensamento antimanicomial, Mario Newman, Maria do Rosário da Silva Rôxo
2023, Monografia de Graduação O discurso perigoso de blogueiras sobre o corpo: um caso das influencers Gabriela Pugliesi, Isadora Binow e Pietra Bertolazzi, Beatriz Moreira Samuel Ruela de Oliveira
2023, Monografia de Graduação O DISCURSO PERIGOSO DE BLOGUEIRAS SOBRE O CORPO: UM CASO DAS INFLUENCERS GABRIELA PUGLIESI, ISADORA BINOW E PIETRA BERTOLAZZI, BEATRIZ MOREIRA SAMUEL RUELA DE OLIVEIRA
2023, Monografia de Graduação O discurso perigoso de blogueiras sobre o corpo: um caso das influencers Gabriela Pugliesi, Isadora Binow e Pietra Bertolazzi, Wagner Alexandre dos Santos Costa, Maria do Rosário da Silva Rôxo
2023, Monografia de Graduação SEREHLUM: Poesia e subjetividade, Mario Newman, Maria do Rosário da Silva Rôxo
2023, Monografia de Graduação SEREHLUM: POESIA E SUBJETIVIDADE, STEPHANIE KATARYNE JANUÁRIO SANTOS
2023, Monografia de Graduação A questão do erro gramatical e o ensino da gramática, Mario Newman, Maria do Rosário da Silva Rôxo
2023, Monografia de Graduação A QUESTÃO DO ERRO GRAMATICAL E O ENSINO DA GRAMÁTICA, Lorye de Lucas Neto Passos
2023, Dissertação de Mestrado Uso do storyboard nas aulas de Língua Portuguesa, Raphael Cássio de Oliveira Pereira
2023, Dissertação de Mestrado Uso do storyboard nas aulas de Língua Portuguesa, Victoria Wilson, Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Maria do Rosário da Silva Rôxo
2023, Monografia de Graduação A VARIACAO LINGUISTICA
UMA ANALISE SOBRE A PRATICA DE ENSINO DE LINGUA NO MANUAL DIDATICO, KEYLA CRISTINA GONÇALVES
2023, Monografia de Graduação A variação linguística uma análise sobre a prática de ensino de língua no manual didático, Angela Marina Bravin dos Santos, Maria do Rosário da Silva Rôxo
2022, Monografia de Graduação SOB O OLHO DELE: O PANOPTISMO DE FOUCAULT EM O CONTO DA AIA
, JOAO PEDRO SILVA VITORIO
2022, Qualificação de Mestrado Proposta de ensino da argumentação na Educação de Jovens e Adultos por meio de projetos de letramentos, Marli Hermenegilda Pereira, ANA CRISTINA DOS SANTOS MALFACINI, Maria do Rosário da Silva Rôxo
2022, Qualificação de Mestrado PROPOSTA DE ENSINO DA ARGUMENTACAO NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DE PROJETOS DE LETRAMENTOS, ANA PAULA DE SIQUEIRA CARVALHO
2022, Qualificação de Mestrado Letramento nas aulas de língua portuguesa com recurso ao gênero discursivo roteiro, Victoria Wilson, Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Maria do Rosario da Silva Roxo
2022, Monografia de Graduação Pride and Prejudice - Jane Austen. As Heroinas de Ontem e Hoje., Karine Melo do Nascimento
2022, Monografia de Graduação Pride and Prejudice? Jane Austen. As heroínas de ontem e hoje, Elisa Abrantes Lima, Maria do Rosário da Silva Rôxo
2021, Monografia de Graduação O REGISTRO HISTORICO-LITERARIO DA SOCIEDADE BURGUESA DO SECULO XIX EM CASA VELHA, DE MACHADO DE ASSIS, WELEN MEDEIROS DO NASCIMENTO
2021, Dissertação de Mestrado Leitura de textos literários e midiáticos como caminho para reconhecimento do papel social atribuído à mulher e empoderamento feminino "foi tanto sim, que agora digo não!?,, Victoria Wilson, Adriana T.M. Lessa, Maria do Rosario da Silva Roxo
2021, Dissertação de Mestrado Leitura de minicontos: o trabalho com inferencias de alto nivel na sala de aula, Lucinéia dos Santos Silva
2021, Dissertação de Mestrado Leitura de minicontos: o trabalho com inferências de alto nível na sala de aula, Lucinéia dos Santos Silva
2021, Monografia de Graduação Papéis sociais sob julgamento: uma análise sobre os episódios da vigésima primeira edição do programa Big Brother Brasil-BBB21, Parecer do Prof. Wagner Alexandre dos Santos Costa-Siape 1456413
2021, Qualificação de Mestrado ESTUDO DE TEXTOS LITERARIOS E MIDIATICOS NA CONSTRUCAO DO EMPODERAMENTO FEMININO E DA FUNCAO SOCIAL DA MULHER
"(...) foi tanto sim, que agora digo nao! (...)”, LARIZE PEREIRA LOPES
2021, Monografia de Graduação A AUSÊNCIA DE PONTUAÇÃO NA ESCRITA DIGITAL (TWITTER): A CONSTRUÇÃO DE UMACOMUNIDADE VIRTUAL, DANIEL COMBAS SOARES
2021, Monografia de Graduação A AUSENCIA DE PONTUACAO NA ESCRITA DIGITAL (TWITTER): A CONSTRUCAO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL, DANIEL COMBAS SOARES
2020, Monografia de Graduação A psicanálise dos contos de fadas: a valorização do feminino no conto a bela e a fera, original de Madame de Villeneuve, conforme versão de Madame de Beaumont, Priscilla Caroline Souza La-Cava
2020, Monografia de Graduação A PSICANALISE DOS CONTOS DE FADAS: E A VALORIZACAO DO FEMININO NO CONTO A BELA E A FERA, ORIGINAL DE MADAME DE VILLENEUVE, CONFORME VERSAO DE MADAME DE BEAUMONT, PRISCILLA CAROLINE SOUZA LA-CAVA
2020, Dissertação de Mestrado A fabula como um elemento didatico na formacao leitora e na producao escrita de educandos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervencao, ERIKA ROMANA LACERDA BARBOSA DA SILVA
2020, Dissertação de Mestrado A leitura de contos do genero Fantastico da literatura brasileira nas turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, ADILSON VICENTE DE SOUSA JUNIOR
2020, Dissertação de Mestrado A leitura de contos do gênero fantástico da literatura brasileira nas turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, Adilson Vicente de Sousa Junior
2020, Dissertação de Mestrado Processos cognitivos e metacognitivos como suporte à compreensão leitora com perguntas inferenciais, Josiane Bastos de Souza
2020, Dissertação de Mestrado Cognição e compreensão leitora com perguntas inferenciais, Josiane Bastos de Souza. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional PROFLETRAS/UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2020, Dissertação de Mestrado COGNICAO E COMPREENSAO LEITORA COM PERGUNTAS INFERENCIAIS, JOSIANE BASTOS DE SOUZA
2020, Tese Doutorado Leitura no Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada, Viviane Ignacio Rosa Cortez
2020, Dissertação de Mestrado A reescrita na sala de aula e o dialogismo na construção do sujeito-auto, Silviene Florentino
2020, Dissertação de Mestrado Diga-me a quem tu se referes e eu direi quem é: um estudo sobre o discurso direto e indireto na construção da referenciação em narrativas no Ensino Fundamental- Seropédica, RJ, Danielle Machado de Carvalho de Souza
2020, Dissertação de Mestrado Diga-me a quem voce se refere e eu direi quem e: um estudo sobre o discurso direto e indireto na construcao da referenciacao em narrativas no Ensino Fundamental, DANIELLE MACHADO DE CARVALHO DE SOUZA
2019, Qualificação de Mestrado Trabalho de face nas audiências da Suprema Corte: uma análise das estratégias de proteção e ameaça à face, Ivana de Oliveira de Souza Melo
2019, Monografia de Graduação A DINAMICA DA LITERATURA BRASILEIRA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARILIA RAFAELA HERNANDES DOS SANTOS
2019, Monografia de Graduação A dinâmica da Literatura Brasileira em quadrinhos no ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, Marilia Rafaela Hernandes dos Santos
2019, Monografia de Graduação LEITURAS SOBRE VIOLENCIAS A PARTIR DOS CONTOS “FELIZ ANO NOVO” E “CORACOES SOLITARIOS” DE RUBEM FONSECA, YURI PRUSS DE QUEIROZ
2019, Monografia de Graduação Leituras sobre violências a partir dos contos Feliz Ano Novo e Corações Solitários, de Rubem Fonseca, Yuri Pruss de Queiroz
2019, Monografia de Graduação Leituras sobre violências a partir dos contos ?Feliz Ano Novo? e ?Corações Solitários?, de Rubem Fonseca, Yuri Pruss de Queiroz
2019, Qualificação de Doutorado Ensinagem de leitura no caderno de atividades autoreguladas para o ensino médio, Viviane Ignácio Rosa Cortez
2019, Monografia de Graduação UM PERFIL DE MULHER: A INDEPENDENCIA FEMININA EM SENHORA, DE JOSE DE ALENCAR , MERILENE DE OLIVEIRA DA SILVA DE PAULO
2019, Monografia de Graduação Um perfil de mulher: a independência feminina em Senhora, de José de Alencar, Merilene de Oliveira da Silva de Paulo
2019, Monografia de Graduação O Medo do Comunismo: a construcao de um imaginario nas paginas dos jornais (1959-1964), RAFAEL DA COSTA DE OLIVEIRA
2019, Qualificação de Mestrado A reescrita na sala de aula e o dialogismo na construção do sujeito-autor, Silviene Florentino
2019, Qualificação de Mestrado A reescrita na sala de aula e dialogismo na construção do sujeito-autor, Silviene Florentino
2019, Monografia de Graduação O medo do comunismo: a construção de um imaginário nas páginas dos jornais (1959-1964), Rafael da Costa de Oliveira
2019, Qualificação de Mestrado Relações de causalidade no estabelecimento da argumentação: uma proposta de abordagem metacognitiva do ensino de produção textual para alunos no Ensino Fundamental, Marcelo de Melo Soares
2019, Qualificação de Mestrado RELACOES DE CAUSALIDADE NO ESTABELECIMENTO DAARGUMENTACAO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM METACOGNITIVADO ENSINO DE PRODUCAO TEXTUAL PARA ALUNOS NO ENSINOFUNDAMENTAL., MARCELO DE MELO SOARES
2019, Qualificação de Mestrado Aspectos cognitivos e metacognitivos como suporte a compreensao leitora nos processos de inferenciais de alto nivel e reflexivo global., JOSIANE BASTOS DE SOUZA
2019, Qualificação de Mestrado Aspectos cognitivos e metacognitivos como suporte à compreensão leitora nos processos de inferências de alto nível e reflexivo global, Josiane Bastos de Souza
2019, Qualificação de Mestrado Inferencias de alto nivel e suas relacoes com o conhecimento de mundo na leitura de minicontos, LUCINÉIA DOS SANTOS SILVA
2019, Qualificação de Mestrado Inferências de alto nível e suas relações com o conhecimento de mundo na leitura de minicontos,
Lucinéia dos Santos Silva
2019, Qualificação de Mestrado Diga-me a que tu se referes e eu direi quem é: um estudo sobre o discurso direto e indireto na construção de referenciação em narrativas,
Danielle Machado de Carvalho de Souza
2019, Qualificação de Mestrado DIGA-ME A QUEM TU SE REFERES E EU DIREI QUEM E: UM ESTUDO SOBRE O DISCURSO DIRETO E INDIRETO NA CONSTRUCAO DA REFERENCIACAO EM NARRATIVAS, DANIELLE MACHADO DE CARVALHO DE SOUZA
2019, Tese Doutorado Uma proposta metacognitiva de didatização da leitura para o Ensino Médio com vistas a um letramento crítico: a contribuição dos conceitos de frame e reframing, Natalia de Lima Nobre
2019, Tese Doutorado Uma proposta metacognitiva de didatização da leitura para o Ensino Médio com vistas a um letramento crítico: a contribuição dos conceitos de frame e reframing, Natalia de Lima Nobre
2019, Qualificação de Mestrado FABULA EM SUAS PRODUCOES ESCRITA E MORAL, ERIKA ROMANA LACERDA BARBOSA
2018, Monografia de Graduação Horizontes de compreensão textual na leitura da bíblia, Michele Barbosa Haubrick
2018, Monografia de Graduação Horizontes de compreensão textual na leitura da bíblia, Michele Barbosa Haubrick
2018, Qualificação de Doutorado O acionamento dos implícitos em leitura nos documentos oficiais do ensino médio, Viviane Ignacio Rosa Cortez
2018, Qualificação de Doutorado O acionamento dos implícitos em leitura nos documentos oficiais do ensino médio, Viviane Ignacio Rosa Cortez
2018, Monografia de Graduação Elaboração de face como valor das identidades sociais: estudo dos filmes de princesa da Walt Disney, Yachimin Almeida
2018, Monografia de Graduação Elaboração de face: uma análise do discurso do operador de Call-Center, Lisandra dos Santos Nochita
2018, Monografia de Graduação Elaboração de face como valor das identidades sociais: estudo dos filmes de princesa da Walt Disney, Yachimin Almeida
2018, Monografia de Graduação O incentivo da leitura através das obras de Thalita Rebouças, Camila Beatriz Medeiros da Silva
2018, Monografia de Graduação O incentivo da leitura através das obras de Thalita Rebouças, Camila Beatriz Medeiros da Silva
2018, Monografia de Graduação Uma análise do discurso ativista nas canções de Beyoncé, Ohanna de Oliveira SantAnna da Silva
2018, Monografia de Graduação O gênero Blog como um veículo de comunicação: estudo do Blog Garotas estúpidas e a sua linguagem, Isabella Monteiro Girardi do Carmo
2018, Monografia de Graduação Uma análise do discurso ativista nas canções de Beyoncé,
Ohanna de Oliveira SantAnna da Silva
2018, Monografia de Graduação O gênero Blog como um veículo de comunicação: estudo do Blog Garotas estúpidas e a sua linguagem, Isabella Monteiro Girardi
2018, Monografia de Graduação Ensino da leitura na Educação Básica: Estudo de caso no PIBID, Luiza Alves de Oliveira, Maria do Rosario da Silva Roxo
Adalberto Tavares de Araújo
2018, Monografia de Graduação Ensino da leitura na Educação Básica: Estudo de caso no PIBID, Adalberto Tavares de Araújo
2018, Monografia de Graduação Atividades epilinguísticas: alternativa possível para o ensino-aprendizagem da língua materna no Ensino Fundamental, Gabriela Almeida de Oliveira
2018, Monografia de Graduação Atividades Epilinguísticas: alternativa possível para o ensino-aprendizagem da língua materna no Ensino Fundamental, Gabriela Almeida de Oliveira
2018, Dissertação de Mestrado Da leitura à produção textual: uma análise polifônica da charge na sala de aula, Viviane Corrêa Monteiro Serra
2018, Dissertação de Mestrado Da leitura à produção textual: uma análise polifônica da charge na sala de aula, Viviane Corrêa Monteiro Serra
2018, Qualificação de Mestrado A leitura de contos do genero Fantastico da literatura brasileira nas turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, ADILSON VICENTE DE SOUSA JUNIOR
2018, Qualificação de Mestrado Leitura de gêneros de contos do gênero fantástico da Literatura Brasileira, Adilson Vicente de Souza Junio
2018, Qualificação de Mestrado AS (NAO) RELACOES ENTRE GRAMATICA E LEITURA: UMA ANALISE DAS REFLEXOES METALINGUISTICAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NATHÁLIA ROCHA DOS SANTOS
2018, Dissertação de Mestrado Aspectos cognitivos e metacognitivos em atividade de leitura do gênero conto de mistério: a inferência e a descrição de personagens vinculadas aos conhecimentos prévios, Vanessa Cianconi Vianna Nogueira, Mario Newman, Maria do Rosario da Silva Roxo
Andreia Cristina Feitoza do Nascimento
2018, Dissertação de Mestrado Aspectos cognitivos e metacognitivos em atividade de leitura do gênero conto de mistério: a inferência e a descrição de personagens vinculadas aos conhecimentos prévios, Andreia Cristina Feitoza do Nascimento
2018, Dissertação de Mestrado Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos, Fernanda Gonçalves de Laia
2017, Monografia de Graduação Análise das estratégias discursivas no livro didático de arte educação através da Semiótica, Fábio Pereira Cerdera, Bruno Matos Vieira, Maria do Rosario da Silva Roxo
Daniel Prado Alves
2017, Monografia de Graduação Análise das estratégias discursivas no livro didático de arte educação através da Semiótica, Daniel Prado Alves
2017, Monografia de Graduação O ensino de português no Ensino Fundamental para além da metalinguagem: uma proposta de reflexão e contextualização da língua, Nicollas Gomes das Graças
2017, Monografia de Graduação O cognitivo e o didático na formação de leitores: análise das atividades dos modelos cognitivos nos livros didáticos de português, Luiz Felipe Marciano Teixeira,
2017, Monografia de Graduação Os memes como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, Wagner Alexandre dos Santos Costa, Maria do Rosario da Silva Roxo
Marilaine Soares Ferreira Machado
2017, Monografia de Graduação Usos linguísticos nas narrativas escritas por alunos da comunidade de fala da escola situada no bairro Lagoinha-Nova Iguaçu-RJ, Aline Teles Teixeira
2017, Monografia de Graduação O cognitivo e o didático na formação de leitores: análise das atividades dos modelos cognitivos nos livros didáticos de português, Luiz Felipe Marciano Teixeira
2017, Monografia de Graduação O ensino de português no Ensino Fundamental para além da metalinguagem: uma proposta de reflexão e contextualização da língua, Nicollas Gomes das Graças
2017, Monografia de Graduação Os memes como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, Marilaine Soares Ferreira Machado
2017, Monografia de Graduação Usos linguísticos nas narrativas escritas por alunos da comunidade de fala da escola situada no bairro Lagoinha-Nova Iguaçu-RJ, Aline Teles Teixeira
2017, Dissertação de Mestrado Ensino e avaliação em leitura: o uso de estratégias cognitivas e metacognitivas para a compreensão do tema do texto, Lilian de Oliveira Silva Rosa
2017, Dissertação de Mestrado A leitura de clássicos da Literatura no 9º ano do Ensino Fundamental, Rafael Martins de Souza Almeida
2017, Dissertação de Mestrado O texto literário em sala de aula: o trabalho com livros paradidáticos e a mediação de leitura, Clarissa Francisca de Souza Plácido
2017, Monografia de Graduação Educar para aprisionar ou libertar: a formação de professores a partir da concepção do corpo discente de Licenciatura em Letras:Português-Literaturas da UFRRJ sobre ensino, Letícia Ambrósio Gonçalves
2017, Monografia de Graduação Educar para aprisionar ou libertar: a formação de professores a partir da concepção do corpo discente de Licenciatura em Letras:Português-Literaturas da UFRRJ sobre ensino, Letícia Ambrósio Gonçalves
2017, Monografia de Graduação A subjetividade do ser aluno-aprendiz de redação: como o aluno se manifesta como produtor de texto, Virgínia Laurindo dos Santos
2017, Monografia de Graduação A subjetividade do ser aluno-aprendiz de redação: como o aluno se manifesta como produtor de texto, Virgínia Laurindo dos Santos
2017, Monografia de Graduação As contribuições da ética para a prática docente, Igor Neves dos Santos
2017, Monografia de Graduação As contribuições da ética para a prática docente, Igor Neves dos Santos
2017, Dissertação de Mestrado O desenvolvimento da consciência metalinguística na aprendizagem das conjunções coordenativas do Português, Stefanio Tomaz da Silva
2017, Qualificação de Mestrado Para a formação de leitores críticos: análise dialógica do gênero discursivo charge,
Viviane Corrêa Monteiro Serra
2017, Qualificação de Mestrado Caminhos para o reconhecimento do meme como gênero digital no Ensino Fundamental, Daline Rodrigues Gerber
2017, Qualificação de Mestrado Aspectos cognitivos e metacognitivos em atividade de leitura do gênero conto de mistério: a inferência e a descrição de personagens vinculados aos conhecimentos prévios,
Andreia Cristina Feitoza do Nascimento
2017, Monografia de Graduação Dois olhares a frente de seu tempo: os reflexos do patriarcalismo e o rompimento com a tipicidade nas obras de Dom Casmurro e Leite Derramado, Isabel Zopellaro Soares
2017, Monografia de Graduação A leitura no livro didático "Língua Portuguesa, de Camila Sequetto Pereira: uma análise da perspectiva escolarizada, Loide Regina dos Santos Vicente
2017, Dissertação de Mestrado Contos populares de tradição indígena: uma proposta discursiva de leitura em sequência didática para as turmas de 9º ano, Rosalva Maria Gomes de Araujo Oliveira
2016, Dissertação de Mestrado Consciência fonêmica e norma ortográfica: percepção do traço de sonoridade nos obstruintes,
Tainara Batista Ramos
2016, Dissertação de Mestrado Reflexões de uma professora: dilemas e expectativas-conhecimento e compreensão em aulas de língua portuguesa,
Fernanda de Fátima Bueno Saintt Clair
2016, Dissertação de Mestrado Desenvolvimento metalinguístico através do estudo de relações lógicas e paráfrases em atividade de leitura, Débora Ventura Klayn Nascimento
2016, Dissertação de Mestrado Desenvolvimento metacognitivo no estabelecimento de inferências em atividades de leitura, Anselmo da Silva Vieira
2016, Qualificação de Mestrado Leitura de clássicos na escola: as razões do fracasso,
Rafael Martins de Souza Almeida
2016, Qualificação de Mestrado A relação existente entre a representação ortográfica de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e a consciência fonológica,
Tainara Batista Ramos
2016, Qualificação de Mestrado Ensino das conjunções coordenativas em artigos de opinião: avaliando e desenvolvendo a consciência semântica e metatextual no Ensino Fundamental,
Stefanio Tomaz da Silva
2016, Qualificação de Mestrado Desenvolvimento metalinguístico através do estabelecimento de inferências em atividades de leitura, Anselmo da Silva Vieira
2016, Qualificação de Mestrado Desenvolvimento metalinguístico através da identificação das informações relevantes e do levantamento de especulações em atividades de leitura, Andreza Alves da Silva Bandeira
2016, Qualificação de Mestrado Interpretação de textos em itens fechados: o processo metacognitivo na construção de sentidos a partir da identificação do tema,
Lilian de Oliveira Silva Rosa
2016, Qualificação de Mestrado O papel dos textos motivadores como uma rede de frames na construção do texto dissertativo-argumentativo,
Renato Moreno Mendes
2016, Qualificação de Mestrado Contos populares de tradição indígena: uma proposta enunciativo-discursiva em sequência didática para as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, Rosalva Maria Gomes de Araújo Oliveira
2016, Qualificação de Mestrado Diário de uma professora: dilemas e expectativas Quando o enunciado é um problema,
Fernanda de Fátima Bueno Saint'Clair Varella
2016, Dissertação de Mestrado O ensino de Literatura e do gênero Poema no Ensino Fundamental: um olhar sobre as pedras do caminho,
Alexandre Amaral Monteiro
2015, Monografia de Graduação Perspectiva do ensino de gramática no gênero História em quadrinhos, Irany Victorino de Souza
2015, Monografia de Graduação Uso do singular They em séries de televisão norte-americanas: uma análise das representações, Letícia Martins Monteiro
2015, Monografia de Graduação Literatura e mídia: a influência da internet para a valorização da literatura,
Mariana Ventura
2015, Dissertação de Mestrado Ensino do gênero crônica na escola: Perspectivas e Intervenções em Metacognição,
Ana Lúcia Farias da Silva
2015, Dissertação de Mestrado Metacognição e Ensino da leitura: compreensão de narrativas de terror,
Viviane Rosa Cortez
2015, Dissertação de Mestrado Cognição e compreensão leitora de alunos da EJA, Adriana Leitão Martins, Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt, Maria do Rosario da Silva Roxo
2015, Dissertação de Mestrado Consciência metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade: proposta para o 6º ano do Ensino Fundamental,
Mario Sérgio Mangabeira Junior
2015, Dissertação de Mestrado O ensino do texto argumentativo sob a ótica metacognitivista em turma do oitavo ano do Ensino Fundamental,
Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (14)
2023,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro, Nacional, Avaliação de artigos da Revista Philologus
2022,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro, Nacional, Revista Philologus: e-ISSN: 2675-6846 e ISSN 1413- 6457
2022,Outra, Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Nacional, Evento
2022,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro, Nacional, Comissão
2021,Consultor ad hoc de revista científica, Revista Domínios de Lingu@gem, ISSN 1980-5799., Nacional, evista Domínios de Lingu@gem, ISSN 1980-5799.
2021,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro, Nacional, Comissão
2021,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro, Nacional, Comissão
2020,Consultor ad hoc de revista científica, Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEL/UFES), Nacional, Revista (Con)Textos Linguísticos, sob o ISSN 2317-3475
2020,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro, Nacional, Comissão
2020,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro, Nacional, Comissão
2020,Consultor ad hoc de revista científica, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de JaneiroUERJ,, Nacional, Revista SOLETRAS.ISSN 2316 8838
2018,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Ciências Humanas e Sociais-ICHS, Nacional, Evento
2017,Membro da Comissões Organizadora, Instituto Inhotim, Nacional, Evento
2015,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Ciências Humanas e Sociais-ICHS, Nacional, Evento
Participação em Colegiados e Comissões (53)
Representante do Departamento de Letras e Comunicação - DLC junto ao Colegiado do Curso em Educação do Campo, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Representante do Departamento de Letras e Comunicação - DLC junto ao Colegiado do Curso de Física., Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão do Progressão Funcional, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão do Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão de Sindicância, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão de Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão Progressão Funcional, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão de Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
COMISSÃO DE SELEÇÃO DE MONITORIA, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão Concurso Monitoria Linguística, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Processo seletivo para monitoria da disciplina IH919 - História do Pensamento Linguístico., Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão do Processo seletivo para monitoria da disciplina IH919 História do Pensamento Linguístico, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Processo seletivo para monitoria da disciplina IH919 - História do Pensamento Linguístico, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão Banca Processo Seletivo Monitoria. Disciplina IH919 - História do Pensamento Linguístico., Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
CONSU, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Avaliador do Estágio Probatório, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão de Avaliação de Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão de Avaliação de Progressão Funcional, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão de Avaliação de Progressão Funcional, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão de Avaliação de Progressão Funcional, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão de Avaliação de Progressão Funcional, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da UFRRJ, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
COMISSÃO DE SELEÇÃO DE MONITORIA, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão de Seleção de Monitoria de Linguística, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
COMISSÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE SALAS DE AULAS DO ICHS, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DA PROGRESSÃO FUNCIONAL, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
COMISSÃO para COMISSÃO E ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DA PROGRESSÃO FUNCIONAL, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
COMISSÃO DE SELEÇÃO DE MONITORIA, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
COMISSÃO DE SELEÇÃO DE MONITORIA para a disciplina de Linguística, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão de Seleção de Monitoria de Linguística, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Comissão, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Comissão, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Trabalho de Fim de Curso(6)
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO MANUAL DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL, KEYLA CRISTINA GONÇALVES ,
02/2023
Falar do outro como narrativa de si: fronteiras da subjetividade, LUZIA MAGALDI FERNANDES ,
12/2023
Resistência linguística contra a colonialidade de gênero nas práticas discursivas: estudo baseado em Foucault e nas Teoria Queer, LUCAS DE OLIVEIRA ROSA DA SILVA ,
12/2024
QUANDO O FALAR DO OUTRO É FALAR DE SI:
SUBJETIVIDADE E OFENSA NAS PRÁTICAS DISCURS:IVAS, LUZIA MAGALDI FERNANDES ,
11/2024
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA: PENSAR DIFERENTE SOBRE O APRENDER A LÍNGUA L2, BEATRIZ DE MELO PEREIRA ,
06/2025
Prática de leitura na alfabetização: uma experiência de ser leitor, DANIELE DA SILVA SEIXAS JAPPONI ,
07/2025